Resumo

Título do Artigo

ESTRESSE E BEM-ESTAR NO TRABALHO SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE COLABORADORES DO COMÉRCIO VAREJISTA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Bem estar no trabalho; estresse; doenças psicossomáticas; comércio varejista.
Well-being at work; stress; psychosomatic diseases; retail business.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - marlone xavier correa
Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES - administração
2 - Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
3 - ANELIZE COSTA DA SILVA
-
4 - Jocelaine Valcarenghi Martins
Faculdade Metodista Centenário - Santa Maria
5 - Aline de Lima Rossine
Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES - Centro

Reumo

A atividade de colaborador do comércio exige uma interação direta e uma comunicação bem articulada com diferentes pessoas para conquistar clientes e assim cumprir com suas metas de venda. Essa cobrança, muitas vezes, acaba potencializando o surgimento de doenças psicossomáticas em trabalhadores deste setor. Partindo desta realidade, este estudo visou averiguar como os colaboradores de uma empresa varejista localizada em Santa Maria - RS percebem os níveis de bem estar e estresse no trabalho. Para tanto, foi realizado um estudo de caso descritivo, por meio de abordagem quantitativa, utilizando duas escalas previamente desenvolvidas e validadas. O questionário foi composto por três blocos de questões: o primeiro com os dados sociodemográficos dos respondentes; o segundo com a escala denominada Inventário de Bem-Estar no Trabalho (IBET-13), elaborado com o propósito de avaliar e compreender este estado psicólogo (SIQUEIRA; ORENGO; PEIRÓ, 2014); e o terceiro com a Escala de Estresse no Trabalho (EET), criada por Paschoal e Tamayo (2004). A amostra da pesquisa foi composta por 12 colaboradores de uma filial de uma empresa varejista, na cidade de Santa Maria, escolhida por acessibilidade e conveniência. Os resultados obtidos mostram baixos níveis de compromisso e satisfação e de envolvimento com o trabalho, no contexto do bem estar, além de níveis moderados de estresse no trabalho. Entende-se que a importância desse estudo se dá por demonstrar a relevância do desenvolvimento de ações que proporcionem bem estar e redução do estresse no trabalho, especialmente reconhecendo que as doenças psicossomáticas afetam um número cada vez maior de pessoas.
The activity of a commerce employee requires direct interaction and well-articulated communication with different people in order to win customers and thus fulfill their sales goals. This charge often ends up potentiating the emergence of psychosomatic illnesses in workers in this sector. Based on this reality, this study aimed to investigate how the employees of a retail company located in Santa Maria - RS perceive the levels of well-being and stress at work. For this, a descriptive case study was carried out, using a quantitative approach, using two scales previously developed and validated. The questionnaire was composed of three blocks of questions: the first with the respondents' sociodemographic data; the second with the scale called Inventory of Well-being at Work (IBET-13), developed with the purpose of evaluating and understanding this psychologist state (SIQUEIRA; ORENGO; PEIRÓ, 2014); and the third with the Stress at Work Scale (TSE), created by Paschoal and Tamayo (2004). The research sample consisted of 12 employees from a branch of a retail company in the city of Santa Maria, chosen for accessibility and convenience. The results obtained show low levels of commitment and satisfaction and involvement with work, in the context of well-being, in addition to moderate levels of stress at work. It is understood that the importance of this study is given by demonstrating the relevance of developing actions that provide well-being and reduce stress at work, especially recognizing that psychosomatic illnesses affect an increasing number of people.