Resumo

Título do Artigo

EXPERIMENTO QUASE-NATURAL REVISÃO BIBLIOMÉTRICA E INTERFACE COM A ÁREA DE MARKETING
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Palavras Chave

Experimento quase-natural; Marketing; Bibliometria
Quasi-natural experiment; Marketing; Bibliometrics

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores

Nome
1 - Tamires Silva da Silva
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
2 - Juliana Silva Costa
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH

Reumo

A abordagem quase-experimental ou experimento quase-natural é característica de situações em que não se possui controle completo sobre as variáveis (CAMPBELL e STANLEY, 1979), sendo aplicável em contextos em que o pesquisador busca investigar a influência de uma intervenção/evento exógeno em um grupo experimental, comparando-o com outro grupo, denominado de controle, o mais similar possível, que, no entanto, não sofre a intervenção (CAMPELLO, 2014). Nesse sentido, com o intuito de identificar em quais áreas de pesquisa a abordagem quase-experimental vem sendo mais utilizada, bem como analisar sua aplicação em estudos de marketing, a presente pesquisa fornece um panorama geral da aplicação desse método em publicações científicas nas últimas décadas por meio de um estudo bibliométrico realizado nas bases Scopus e Web of Science. Como resultados, identificou-se que 2019 foi o ano com mais publicações sobre o tema e que Estados Unidos, China e Reino Unido/Inglaterra foram os países/regiões com mais pesquisas em ambas as bases. Ademais, Economiaé a área que possui mais estudos sobre experimento quase-natural, compondo mais de 50% das publicações nas duas bases. Além disso, foram identificados apenas dois estudos diretamente relacionados à área de Marketing. Dessa forma, considerando os resultados e o potencial de utilização de experimentos quase-naturais, fomenta-se o desenvolvimento de estudos deste tipo em Marketing, abarcando, por exemplo, tópicos sobre comportamento do consumidor, estudos sobre branding ou até mesmo no contexto de mercado de capitais. Pesquisas futuras podem utilizar outras bases de dados com a finalidade de comparar seus achados com os resultados apresentados neste estudo ou até mesmo verificar a utilização e aplicabilidade de experimentos quase-naturais em outras áreas da Administração, como Gestão de Pessoas ou Empreendedorismo.
The quasi-experimental approach or quasi-natural experiment is characteristic of situations in which there is no complete control over the variables (CAMPBELL and STANLEY, 1979), being applicable in contexts where the researcher seeks to investigate the influence of an exogenous intervention/event in an experimental group, comparing it with another group, called control, the most similar possible, which, however, does not suffer the intervention (CAMPELLO, 2014). In this sense, in order to identify in which areas of research the quasi-experimental approach has been most used, as well as to analyze its application in marketing studies, this research provides an overview of the application of this method in scientific publications in recent decades through a bibliometric study conducted in the Scopus and Web of Science databases. As a result, it was identified that 2019 was the year with the most publications on the subject and that the United States, China and the United Kingdom/England were the countries/regions with the most research in both bases. In addition, Economy is the area that has the most studies on quasi-natural experiments, composing more than 50% of the publications in both databases. In addition, only two studies directly related to the Marketing area were identified. Thus, considering the results and the potential of using quasi-natural experiments, the development of such studies in Marketing is fostered, covering, for example, topics on consumer behavior, studies on branding or even in the context of capital markets. Future research may use other databases for the purpose of comparing their findings with the results presented in this study or even verify the use and applicability of quasi-natural experiments in other areas of Administration, as People Management or Entrepreneurship.