Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO FRUGAL: estudo de caso em clínicas médicas populares
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação frugal; Comportamento do Consumidor; Processo de Decisão de Compra; Clínicas médicas populares
Frugal innovation; Consumer behavior; Purchase Decision Process; Popular medical clinics

Área

Inovação

Tema

Temas Emergentes em Inovação

Autores

Nome
1 - Renan Moreira Pinto
Universidade Federal de Sergipe (UFS) - PROPADM
2 - Débora Eleonora Pereira da Silva
-

Reumo

Após a Segunda Guerra Mundial, os países industrializados passaram a utilizar uma abordagem de inovação de abundância de recursos, que tinha como característica grandes orçamentos e buscando fazer “mais com mais” e quanto maior, melhor. Porém, com a saturação dos mercados, as organizações passaram a prestar mais atenção e a tirar um melhor proveito do potencial de negócio existente na base da pirâmide econômica, o que incentivou o surgimento das inovações frugais para atender consumidores com menor poder aquisitivo. Diante deste contexto, surge a seguinte questão problema: Como ocorre o processo de decisão de compra de serviços frugais oferecido pelas clínicas médicas populares de Aracaju, por seus clientes? Para tal intento, este estudo busca compreender o processo de decisão de compra em serviços frugais de clientes das clínicas médicas populares (CMPs) de Aracaju, com base no modelo de Blackwell, Miniard e Engel (2011). De modo que os objetivos pudessem ser alcançados, definiu-se que esta pesquisa seria do tipo qualitativa e de caráter exploratório, para que novos insights pudessem ser gerados sobre o tema, envolvendo o método de estudos de casos múltiplos com os consumidores das clínicas médicas populares de Aracaju. Como técnicas da coleta de dados foram utilizadas a análise documental, observação e entrevistas semiestruturadas, com os consumidores e gestores das clínicas, sendo posteriormente desenvolvida uma análise de conteúdo. A partir da análise dos resultados, pode-se afirmar que as inovações frugais se manifestam através dos serviços oferecidos pelas clínicas médicas populares, onde também foi encontrada que a economia de escala é uma característica comum das clínicas. Além disso, possuem um percurso geral, com pontos semelhantes em todas as clínicas estudadas, em cada uma das etapas do processo de decisão de compra. O serviço frugal oferecido pelas clínicas médicas populares de Aracaju vem correspondendo as expectativas e necessidades dos consumidores.
After the Second World War, industrialized countries began to use a resource-rich innovation approach, which was characterized by large budgets and seeking to do "more with more" and the bigger the better. However, with the saturation of the markets, organizations started to pay more attention and to take better advantage of the business potential existing at the base of the economic pyramid, which encouraged the emergence of frugal innovations to serve consumers with less purchasing power. In this context, the following question arises: How does the decision to purchase frugal services offered by popular medical clinics in Aracaju, by their customers, occur? To this end, this study seeks to understand the purchase decision process in frugal services of clients of popular medical clinics (CMPs) in Aracaju, based on the model of Blackwell, Miniard and Engel (2011). So that the objectives could be achieved, it was defined that this research would be of a qualitative and exploratory nature, so that new insights could be generated on the theme, involving the method of multiple case studies with consumers of popular medical clinics from Aracaju. As data collection techniques, document analysis, observation and semi-structured interviews were used with consumers and clinic managers, and a content analysis was subsequently developed. From the analysis of the results, it can be said that frugal innovations are manifested through the services offered by popular medical clinics, where it was also found that the economy of scale is a common characteristic of the clinics. In addition, they have a general path, with similar points in all the clinics studied, in each of the stages of the purchase decision process. The frugal service offered by the popular medical clinics in Aracaju has been meeting the expectations and needs of consumers.