Resumo

Título do Artigo

MÉTODO PARA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ACESSÓRIOS DE MODA
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Palavras Chave

Design. Desenvolvimento de Produto. Acessórios de Moda.
Design. Product development. Fashion accessories.

Área

Inovação

Tema

Modelos de Negócios Inovadores

Autores

Nome
1 - Juliana Alves Andretta
-
2 - Dusan Schreiber
Universidade Feevale - Mestrado em Administração
3 - Vanessa Theis
Universidade Feevale - PPG em Qualidade Ambiental

Reumo

A pesquisa que deu origem a este artigo analisou as possibilidades de conceber um método para criação e desenvolvimento de acessórios de moda, que, destarte, representa o objetivo deste trabalho. Desta forma, adota-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Quais orientações metodológicas podem ser mais eficientes para a criação e desenvolvimento de acessórios de moda, capazes de se adaptar ao cenário atual de comércio rápido? Esta pesquisa tem como propósito ampliar o conhecimento sobre os processos de criação e desenvolvimento de acessórios de moda e expandi-los no âmbito acadêmico. O artigo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica sobre planejamento de coleção, pesquisa e criação, desenvolvimento de produto e gestão de coleção e uma pesquisa de campo, em 4 empresas que trabalham com bolsas e calçados no Rio Grande do Sul, a fim de entender como este processo acontece empiricamente. A partir da análise de todo processo, utilizando a mesma lógica encontrada na pesquisa de campo, apresenta-se o método desenvolvido a partir do fluxo de trabalho evidenciado, que será chamado de PIRDEXX – abreviação das fases destacadas no processo: Planejamento; Ideação; Revisão; Desenvolvimento; Edição; X¹ (Sell In); e X² (Sell Out). Assim, para cada fase do método PIRDEXX deverá ser estipulada uma data, orientando o trabalho do designer e das equipes envolvidas. O método apresenta um fluxo de trabalho com datas específicas que servem como parâmetro para finalização e início de cada etapa.
The research that gave rise to this article analyzed the possibilities of conceiving a method for creating and developing fashion accessories, which, therefore, represents the objective of this work. Thus, the following question is adopted as a research problem: What methodological guidelines can be most efficient for the creation and development of fashion accessories, capable of adapting to the current fast-trading scenario? This research aims to expand knowledge about the processes of creation and development of fashion accessories and expand them in the academic field. The article was developed from a bibliographic review on collection planning, research and creation, product development and collection management and field research, in 4 companies that work with bags and shoes in Rio Grande do Sul, in order to understand how this process happens empirically. From the analysis of the whole process, using the same logic found in the field research, the method developed from the evidenced workflow is presented, which will be called PIRDEXX - short for the phases highlighted in the process: Planning; Ideation; Review; Development; Edition; X¹ (Sell In); and X² (Sell Out). Thus, for each phase of the PIRDEXX method, a date must be stipulated, guiding the work of the designer and the teams involved. The method presents a workflow with specific dates that serve as a parameter for the completion and beginning of each stage.