Resumo

Título do Artigo

Processo de Institucionalização do E-commerce e sua Alavancagem com a Pandemia do COVID-19
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Palavras Chave

E-commerce; Varejo Alimentício; Teoria Institucional; Processos de Institucionalização.
E-commerce; Food Retail; Institutional Theory; Institutionalization Processes.

Área

Estudos interdisciplinares sobre Covid-19

Tema

Impacto nos negócios

Autores

Nome
1 - Romário Santos Silva
Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPADM
2 - Maria Conceição Melo Silva Luft
Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPADM
3 - Florence Heber
Universidade Federal de Sergipe (UFS) - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Reumo

O objetivo deste artigo é analisar, a partir das limitações nas transações econômicas advindas do COVID-19, o processo de institucionalização do e-commerce em organizações do varejo, mais especificamente do ramo alimentício. A lente teórica utilizada para interpretar as análises desse contexto é a teoria institucional. Para realização deste estudo, utilizou-se como método de coleta de dados e informações a pesquisa bibliográfica e documental. Por meio da teoria institucional foi possível discutir o processo de institucionalização e alavancagem do e-commerce nas organizações, em período caracterizado por pressões exercidas pela pandemia do COVID-19. Depreende-se, conforme resultados dessa pesquisa, que tais pressões forçam a celeridade da transformação digital nas empresas de diversos setores, inclusive do segmento do varejo alimentício, tornando-as semelhantes (Isomórficas) em suas formas de fazer negócios, fundamentados predominantemente no e-commerce.
The objective of this article is to analyze, based on the limitations in the economical losses resulting from COVID-19, the institutionalization process of electronic commerce in retail associations, more specifically in the food industry. The theoretical lens used to interpret the analyzes in this context is institutional theory. To carry out the study, bibliographic and documentary research was used as this method of data and information collection. Through institutional theory, it was possible to discuss the process of institutionalization and leverage of e-commerce in associations, during a period taking advantage of the pressures exerted by the pandemic of COVID-19. It appears from the results of this research that such pressures force the speed of digital transformation in companies in different sectors, including the food retail segment, making them similar (Isomorphic) in their ways of doing business, founded predominantly on e-commerce.