Resumo

Título do Artigo

UTILIZAÇÃO DO BUSINESS MODEL CANVAS PARA A REFORMULAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIO: O CASO DE UMA MICRO EMPRESA VIDREIRA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Modelo de negócio canvas; Covid-19; Micro empresa;
Canvas business model; Covid-19; Micro enterprise;

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores

Nome
1 - Sheryne Atolini Lems
-
2 - Ana Claudia Machado Padilha
Universidade de Passo Fundo - FACULDADE DE CIÊNCIA ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
3 - Morgana Secchi
Universidade de Passo Fundo - PPGAdm/FEAC
4 - Marcelino de Souza
-

Reumo

Diante dos acontecimentos a nível mundial e com a necessidade de minimizar os impactos negativos do COVID-19 no comércio e nas empresas prestadoras de serviço, é necessária uma reformulação no seu modo de trabalho. Sendo que, uma das ferramentas mais utilizadas é Business Model Canvas, que pode ser descrita através de nove componentes básicos que cobrem as quatro áreas principais de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Portanto, o objetivo deste trabalho é reformular o modelo de negócios da Micro Empresa Vidreira, e readequar seus processos, marketing e estratégias, através da ferramenta Canvas de modelo de negócio. O método da pesquisa consistiu em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Caracterizou-se como um estudo de caso, desenvolvido em uma micro empresa do ramo vidreiro do nordeste do Rio Grande do Sul. Além disso, in loco realizou-se reuniões com a gestora da empresa, para reformulação do modelo através da ferramenta business canvas. Como principais resultados da pesquisa, percebe-se que, diante da nova realidade imposta pela pandemia do COVID-19, a ferramenta Business Model Canvas serviu como um guia prático e dinâmico para elaboração de estratégias. Além disso, contribui para que a gestora percebe-se quais as áreas que são pouco atendidas ou exploradas, bem como, visualizar as novas formas de geração de lucro, possibilitando expansão de mercado, integração de novos segmentos de clientes, novas parcerias e as melhorias necessárias para atender ao novo tipo de demanda apresentada pelo mercado. Dessa forma, conclui-se que a ferramenta Business Model Canvas, se apresenta nas empresas como uma forma de melhorar a comunicação e a compreensão das questões fundamentais de um negócio.
In view of world events and the need to minimize the negative impacts of COVID-19 on trade and service providers, a reformulation in the way they work is necessary. One of the most used tools is Business Model Canvas, which can be described through nine basic components that cover the four main areas of a business: customers, offer, infrastructure and financial viability. Therefore, the objective of this work is to reformulate the business model of Micro Empresa Vidreira, and readjust its processes, marketing and strategies, through the Canvas tool of business model. The research method consisted of a literature search with a qualitative approach. It was characterized as a case study, developed in a micro company in the glass industry in the northeast of Rio Grande do Sul. In addition, meetings were held in loco with the company's manager, to reformulate the model through the business canvas tool. As the main results of the research, it is clear that, in view of the new reality imposed by the pandemic of COVID-19, the Business Model Canvas tool served as a practical and dynamic guide for the elaboration of strategies. In addition, it helps the manager to understand which areas are under-served or explored, as well as to visualize new ways of generating profit, enabling market expansion, integration of new customer segments, new partnerships and improvements necessary to meet the new type of demand presented by the market. Thus, it is concluded that the Business Model Canvas tool is presented in companies as a way to improve communication and understanding of the fundamental issues of a business.