Resumo

Título do Artigo

MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR EM FEIRAS LIVRES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Comportamento do consumidor; Cadeias agroalimentares curtas; Fatores influenciadores; Teoria do comportamento planejado.
Consumer behavior; Short agri-food chains; Influencing factors; Theory of planned behavior

Área

Agronegócio

Tema

Temas Emergentes em Agronegócio

Autores

Nome
1 - Carolina de Mattos Nogueira
-
2 - Paloma de Mattos Fagundes
-

Reumo

A demanda por produtos provenientes das cadeias agroalimentares curtas, especificamente as feiras livres, está relacionada ao aumento da exigência dos consumidores no que tange a preocupação com a qualidade dos alimentos e com os impactos da agricultura sobre o meio ambiente. Esse estudo parte do princípio que o consumidor é o elo final e mais importante de qualquer cadeia agroalimentar. Tem como objetivo analisar as intenções de compra do consumidor em feiras livres na região do COREDE Rio da Várzea/Rio grande do Sul (RS) a luz da Teoria do Comportamento Planejado (TPB) e dos fatores influenciadores no processo decisório. O escopo da pesquisa requer uma análise envolvendo a interação desses dois aspectos teóricos, possibilitando a partir das inferências estatísticas analisar simultaneamente múltiplas variáveis através do uso da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. O modelo das relações causais das três crenças e dos quatro fatores influenciadores permitiu testar se os sete constructos se correlacionam. A correlação entre todos os indicadores foi significativa e positiva e o modelo que obteve maior significância foi o modelo do constructo referente aos Fatores Pessoais. Nesse modelo a preocupação com a saúde e a qualidade de vida foram as variáveis mais relevantes, permitindo concluir que a busca por uma vida mais saudável faz com que os consumidores se preocupem em procurar alimentos naturais, que são encontrados nas feiras livres.
The demand for products from short agri-food chains, specifically open markets, is related to the increase in consumer demand regarding concerns about food quality and the impacts of agriculture on the environment. This study assumes that the consumer is the final and most important link in any agrifood chain. It aims to analyze consumer purchase intentions in open markets in the COREDE Rio da Várzea / Rio Grande do Sul (RS) region in the light of the Theory of Planned Behavior (TPB) and the influencing factors in the decision-making process. The scope of the research requires an analysis involving the interaction of these two theoretical aspects, making it possible from the statistical inferences to simultaneously analyze multiple variables through the use of the Structural Equation Modeling technique. The causal relationships model of the three beliefs and the four influencing factors allowed to test whether the seven constructs correlate. The correlation between all indicators was significant and positive and the model that obtained the most significance was the model of the construct related to Personal Factors. In this model, concern for health and quality of life were the most relevant variables, allowing us to conclude that the search for a healthier life makes consumers worry about looking for natural foods, which are found in street markets.