Resumo

Título do Artigo

Inovação no Setor Público: Um Estudo de Caso na PROCERGS Sob a Perspectiva da Lógica Institucional
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Palavras Chave

lógica institucional; inovação no serviço público; inovação no serviço público; PROCERGS; administração pública.
institutional logic; innovation in the public sector; PROCERGS; public administration

Área

Inovação

Tema

Gestão da Inovação, da Tecnologia e da Propriedade Intelectual

Autores

Nome
1 - Everson dos Santos Spindler
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração
2 - Juliana Ribeiro da Rosa
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3 - Fernando Dias Lopes
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Reumo

A inovação, a partir da New Public Management, deixou de ser uma ferramenta exclusiva do setor privado e passou a ser uma prática utilizada nos órgãos públicos. O aumento dos problemas complexos, as restrições fiscais e a crescente exigência dos cidadãos por práticas adequadas de gestão no setor público levaram a mudanças e adaptações nas instituições públicas para atender às demandas da sociedade. Assim, com o intuito de compreender a inclusão da inovação em uma instituição pública, o estudo teve como objetivo geral analisar o processo de inovação da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul- PROCERGS a partir da perspectiva da lógica institucional. Para tanto, o método aplicado foi o estudo de caso, tendo como técnicas de coleta de dados entrevista e análise documental. Os resultados apontam que a institucionalização da gestão de conhecimento auxiliou o processo de implementação da inovação no órgão público e a utilização do design thinking como principal ferramenta estratégica utilizada para trabalhar com temas complexos. A análise qualitativa evidencia que a inovação foi implementada obtendo a legitimação do público interno e do público externo do órgão, outros órgãos públicos estaduais e os cidadãos.
Innovation, based on New Public Management, is no longer an exclusive tool for the private sector and has become a practice used in public agencies. The increase in complex problems, tax restrictions and the growing demand from citizens for adequate management practices in the public sector have led to changes and adaptations in public institutions to meet the demands of society. Thus, in order to understand the inclusion of innovation in a public institution, the study aimed to analyze the innovation process of the Data Processing Company of the State of Rio Grande do Sul - PROCERGS from the perspective of institutional logic. For that, the applied method was the case study, using interview data and document analysis techniques as data collection. The results show that the institutionalization of knowledge management helped the process of implementing innovation in the public agency and the use of design thinking as the main strategic tool used to work with complex themes. The qualitative analysis shows that the innovation was implemented by obtaining the legitimacy of the internal public and the external public of the agency, other state public agencies and citizens.