Resumo

Título do Artigo

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: O CASO DA REDE SUPER ÚTIL DE SUPERMERCADOS DE PASSO FUNDO-RS
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Palavras Chave

Estratégia; Pandemia; Supermercado
Strategy; Pandemic; Supermarket

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores

Nome
1 - Anderson Rodrigues Laitartd
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2 - Ana Claudia Machado Padilha
Universidade de Passo Fundo - FACULDADE DE CIÊNCIA ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
3 - Morgana Secchi
Universidade de Passo Fundo - PPGAdm/FEAC
4 - Marcelino de Souza
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Reumo

Com a crise do momento por causa da COVID-19, as organizações estão sofrendo diversos desafios, dentre eles o crescente endividamento. Nesse sentido, cresce mais a importância do planejamento estratégico, uma ferramenta que apoia a tomada decisões, contribui para a reorientação das diretrizes estratégicas e, especialmente possibilita a leitura e entendimento das turbulências e incertezas ambientais. Desta forma, o estudo tem como objetivo identificar em tempos de pandemia qual é o nível de planejamento estratégico formulado e implementado pelos supermercados sócios da Rede Super Útil de Passo Fundo-RS. Como procedimento metodológicos realizou-se uma pesquisa com os gestores em quatro empreendimentos que compõem uma Rede de Supermercados em Passo Fundo, sendo um estudo multicasos, exploratório-descritivas de abordagem qualitativa. A técnica utilizada foi a entrevista, realizadas in loco no mês de maio de 2020 através de um questionário integrado por 22 questões abertas. Como técnica de análise, utilizou-se a análise de conteúdo e os resultados foram apresentados em quadros e figuras. Os resultados apontaram que, todos gestores acham importante haver um planejamento estratégico para medir os resultados, ainda mais agora com a pandemia, porém, devido a demanda de tempo que exige, nenhum gestor utiliza. Em relação a redes de cooperação, os dados revelaram que os principais motivos foi a obtenção de menores custos. Não somente isso, os dados mostraram que ambos os gestores não conhecem o conceito de estratégias deliberadas e emergentes. Por fim, conclui-se que, a ferramenta de planejamento estratégico auxilia no gerenciamento eficiente das empresas. Além disso, diante de todo o cenário que o país enfrenta, o planejamento estratégico na pandemia se tornou algo essencial para a sobrevivência das organizações, independente do seu porte, é necessário ter um plano de ação.
With the current crisis due to COVID-19, organizations are facing several challenges, among them the growing indebtedness. In this sense, the importance of strategic planning grows, a tool that supports decision-making, contributes to the reorientation of strategic guidelines and, especially, enables the reading and understanding of environmental turbulences and uncertainties. Thus, the study aims to identify in pandemic times what is the level of strategic planning formulated and implemented by the supermarkets that are members of the Super Útil Network of Passo Fundo-RS. As a methodological procedure, a survey was conducted with managers in four enterprises that make up a Supermarket Chain in Passo Fundo, being a multicase, exploratory-descriptive study with a qualitative approach. The technique used was the interview, carried out in loco in May 2020 through a questionnaire integrated by 22 open questions. As an analysis technique, content analysis was used and the results were presented in tables and figures. The results showed that, all managers think it is important to have a strategic plan to measure the results, especially now with the pandemic, however, due to the time demand that it requires, no manager uses it. Regarding cooperation networks, the data revealed that the main reasons were to obtain lower costs. Not only that, the data showed that both managers do not know the concept of deliberate and emerging strategies. Finally, it is concluded that the strategic planning tool helps in the efficient management of companies. In addition, given the whole scenario facing the country, strategic planning in the pandemic has become essential to the survival of organizations, regardless of their size, it is necessary to have an action plan.