Resumo

Título do Artigo

PROFISSIONALIZAÇÃO, GESTÃO, ESTRATÉGIA E SUCESSÃO EMPRESARIAL: ESTUDO MULTICASOS COM PAIS E FILHAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Profissionalização. Gestão. Estratégia. Sucessão empresarial.
Professionalization. Management. Strategy. Business succession.

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores

Nome
1 - Diana Isabel Mayer
UCEFF Faculdades - Itapiranga
2 - Nathalia Berger Werlang
UCEFF Faculdades - Itapiranga

Reumo

O presente estudo objetivou compreender como os processos de profissionalização, gestão e estratégia se relacionam na sucessão empresarial entre pais e filhas. Para a operacionalização do estudo foi utilizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, de caráter teórico-empírico, por meio de um estudo multicasos. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas com uma amostra de oito entrevistados, sendo eles sucedidos e sucessoras de empresas. A análise de dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, que identificou a emergência de nove categorias relacionadas ao processo de sucessão familiar. Como principais resultados observou-se que o processo de sucessão se inicia com a preparação, a partir da profissionalização da gestão, importância da formação e capacitações, experiência prévia e desafios. Segue a partir da melhoria do processo de gestão ao destacar a importância do relacionamento interno e a tecnologia e inovação. Interliga-se com a estratégia ao relacionar a vantagem competitiva e, por fim, finaliza-se com êxito do processo de sucessão empresarial. Futuros estudos devem concentrar-se em ampliar a amostra, estudando diferenças de gênero no processo de sucessão, estudar a sucessão em ramos de negócios específicos e compreender o por quê da permanência dos filhos na sucessão da empresa. Além disso, sugere-se a realização de estudos quantitativos a fim de testar o modelo de sucessão familiar proposto aqui nesta pesquisa.
The present study aimed to understand how the processes of professionalization, management and strategy are related in business succession between parents and daughters. For the study´s operationalization, a qualitative, descriptive, theoretical-empirical approach was used, through a multi-case study. The data collection occurred through semi-structured interviews with a sample of eight interviewees, being they owners and heirs of companies. The data analysis occurred through content analysis, which identified the emergence of nine categories related to the family succession process. As main results it was observed that the succession process begins with preparation, from management professionalization, importance of training and qualifications, previous experience and challenges. Improves the management process by highlighting the internal relationships importance and technology and innovation. It is related to strategy when it comes to competitive advantage and, finally, it finishes with success the business succession process. Future studies should focus on expanding the sample, studying gender differences in the succession process, studying succession in specific businesses and understanding why the children remain in the company´s succession. In addition, quantitative studies are suggested in order to test the family succession model proposed in this research.