Resumo

Título do Artigo

OS TEMAS TRANSVERSAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DA LEGISLAÇÃO À PRÁTICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Temas Transversais; Base Nacional Comum Curricular; Percepção docente.
Cross-cutting themes; Common National Curriculum Base; Teacher perception.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica no Setor e Serviços Públicos

Autores

Nome
1 - adriele carine menezes denardin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
2 - Denise Doná Linke
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
3 - Lediane Ferreira Mesquita
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública

Reumo

Os Temas Transversais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) objetivam fazer com que os estudantes aprendam temas relevantes para o exercício da cidadania e a vida em sociedade. O objetivo deste estudo é avaliar a percepção dos docentes sobre os desafios e dificuldades de implantação dos temas transversais da Base Nacional Comum Curricular. Foi realizada uma pesquisa online com docentes de escolas do estado do Rio Grande do Sul. O questionário desenvolvido, além das questões de perfil, apresenta questões que avaliam a percepção sobre a BNCC, a confiança e experiência no ensino dos temas transversais, as dificuldades de implementação e os resultados obtidos. Como técnicas de análise foram utilizadas estatísticas descritivas e análise fatorial exploratória. Para a maioria dos entrevistados a implantação vem seguindo os prazos legais, mas ainda há necessidade da realização de treinamentos para a ampliação do conhecimento e de melhorias na estrutura escolar. Dentre os temas em que os professores se consideram mais inexperientes estão os relacionados à economia, como trabalho, educação financeira e fiscal. Quanto aos resultados, os professores percebem o desempenho dos alunos como semelhante ao de outras temáticas. A implementação dos temas transversais exige um esforço dos gestores públicos quanto à preparação da comunidade escolar para a sua efetiva implementação.
The Cross-cutting Themes in the National Common Curricular Base (NCCB) aim to make students learn topics relevant to the exercise their citizenship and life in society. The objective of this study is to evaluate the teachers' perception of the challenges and difficulties of implementing the transversal themes of the National Common Curricular Base. An online survey was conducted with teachers from schools in the state of Rio Grande do Sul. The developed questionnaire, in addition to the profile questions, presents questions that assess the perception of the NCCB, the confidence and experience in teaching cross-cutting themes, the difficulties of implementation and results obtained. Descriptive statistics and exploratory factor analysis were used as analysis techniques. For most respondents, the implementation has followed the legal deadlines, but there is still a need for training to expand knowledge and improve the school structure. Among the themes in which teachers consider themselves to be more inexperienced are those related to economics, such as work, financial and tax education. Regarding the results, the teachers perceive the students' performance as similar to other themes. The implementation of cross-cutting themes requires an effort by public administrators to prepare the school community for its effective implementation.