Resumo

Título do Artigo

TURISMO DO SUL DO BRASIL SE REINVENTA EM MEIO A PANDEMIA
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Palavras Chave

Turismo, pandemia, ecojornalismo, mídias digitais, economia, marketing
Tourism, pandemic, ecojournalism, digital media, economics, marketing

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores

Nome
1 - Verediane Sander
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Caçador
2 - Rosana Claudio Silva Ogoshi
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Caçador
3 - Frederico Santos
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Caçador

Reumo

O ano de 2020 está atípico, com várias restrições no dia a dia das pessoas, em especial a do convívio social (aglomeração de pessoas no mesmo ambiente), devida a propagação do vírus do COVID=19, que segundo a Organização Mundial da Saúde é uma doença infecciosa causada pelo novo corona vírus, identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, em Wuhan, na China. Com isso, um dos setores mais prejudicados em 2020 foi o do turismo, já que fronteiras foram fechadas, voos cancelados, ônibus proibidos de trafegarem, espaços voltados ao entretenimento, cultura e atividades de lazer restritos. Diante dessa situação a região Sul do Brasil, composta pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que tem uma vasta opção turística como belezas naturais, praias, cidades históricas e as colônias europeias, conta também com um ponto importante para esse setor, o clima bem definido, marcado principalmente pelo inverno rigoroso chegando a temperaturas negativas e contando com uma gama de praias para o verão teve que se reinventar para conseguir manter o turismo ativo contando com o apoio das mídias digitais e o chamado ecojornalismo. Através da Associação Brasileira de Agente de Viagens – ABAV do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a pesquisa desse trabalho buscou saber como esse setor tão importante está se reorganizando e trabalhando nesse novo cenário mundial, buscando saber como as mídias tem auxiliado nesse processo.
The year 2020 is atypical, with several restrictions on people's daily lives, especially that of social interaction (agglomeration of people in the same environment), due to the spread of the COVID = 19 virus, which according to the World Health Organization is an infectious disease caused by the new corona virus, first identified in December 2019 in Wuhan, China. As a result, one of the most affected sectors in 2020 was tourism, since borders were closed, flights canceled, buses banned from traveling, spaces dedicated to entertainment, culture and restricted leisure activities. In view of this situation, the southern region of Brazil, composed of the states of Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul, which has a vast tourist option such as natural beauty, beaches, historic cities and European colonies, also has an important point for this sector, the well-defined climate, marked mainly by the harsh winter reaching negative temperatures and having a range of beaches for the summer had to reinvent itself in order to keep tourism active with the support of digital media and the so-called ecojournalism. Through the Brazilian Association of Travel Agents - ABAV of Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul, the research of this work sought to know how this very important sector is reorganizing and working in this new world scenario, seeking to know how the media has helped in this process.