Resumo

Título do Artigo

HABILIDADES EMPREENDEDORAS E COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
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Palavras Chave

Habilidades empreendedoras. Competências Gerenciais. Prestação de Serviços.viços.
Entrepreneurial abilities. Management Competencies. Services provision.

Área

Contabilidade

Tema

Temas Emergentes em Contabilidade

Autores

Nome
1 - Sabrina Letícia Neuenschwander
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Ciências Contábeis
2 - Jaqueline Oliveira felin
-
3 - Marivane Vestena Rossato
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis
4 - RODRIGO DEBUS SOARES
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

No atual mercado as empresas sofrem com a concorrência. Perante isso, é necessário que as mesmas, por meio de seus conhecimentos, busquem por diferenciais empreendedores para se manterem competitivas. Atentando-se para os municípios brasileiros, as empresas de prestação de serviços são as principais contribuintes para o crescimento das cidades. Diante deste fato, este estudo teve por objetivo analisar a relação das habilidades empreendedoras e o grau de importância atribuído às competências gerenciais para suas empresas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva, de levantamento, com a aplicação de questionários. Verificou-se que a habilidade motivação para realização demonstrou-se importante para explicar a avaliação atribuída à competência gerencial operação/produção para as empresas pesquisadas, sendo que as demais habilidades não exerceram efeito significativo sobre tal avaliação. A investigação trouxe evidências de que devido ao fato de os empreendedores avaliarem que as competências gerenciais são importantes para as empresas, a não possibilidade de associação às habilidades empreendedoras, pode estar sendo explicada em função do baixo, e até mesmo mediano, desenvolvimento destas junto aos empreendedores.
In the current market, companies suffer from competition. Given this, it is necessary that they, through their knowledge, search for entrepreneurial differentials to remain competitive. Paying attention to Brazilian municipalities, service providers are the main contributors to the growth of cities. Given this fact, this study objective to analyze the relationship of entrepreneurial skills on the degree of importance attributed to managerial skills for their companies. For this, a quantitative, descriptive, survey was conducted, with the application of questionnaires. It was found that the motivation to perform skill proved to be important to explain the evaluation attributed to the managerial operation/production competence for the companies surveyed, with the other skills having no significant effect on such evaluation. The investigation brought evidence that because entrepreneurs evaluate that managerial skills are important for companies, the non-possibility of association with entrepreneurial skills may be explained due to the low, and even average, development of these with entrepreneurs.