Resumo

Título do Artigo

MEDIÇÕES E SIMULAÇÕES ACÚSTICAS DE SALAS DE AULA: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SANTA MARIA, RS
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Palavras Chave

Salas de aula, medições e simulações acústicas
Classrooms, acoustic measurements and simulations

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Wellington Bertagnolli Veiga
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Camobi
2 - Viviane Suzey Gomes de Melo
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Tecnologia
3 - Pedro Paulo Calmon Paes
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Sede - Camobi
4 - Raiane Pires Tolio
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGAUP
5 - Luiza Paim da Palma
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Santa Maria

Reumo

O aumento da população urbana e as mudanças no comportamento das pessoas interferem de maneira significativa na relação com o espaço, assim os padrões de conforto acústico estão diretamente relacionados à qualidade de vida dos indivíduos. As condições ambientais internas podem afetar significativamente a saúde e o conforto dos ocupantes. Essas condições são especialmente importantes em edifícios educacionais, onde alunos, professores e funcionários passam longos períodos do dia e são vulneráveis a esses fatores.
O principal objetivo deste artigo é apresentar um estudo para apoiar a melhoria das condições acústicas em salas de aula e espaços de ensino de uma escola pública sediada no município de Santa Maria, a partir de medições e simulações acústicas. Como objetivos específicos, pode-se elencar: a verificação da inteligibilidade da fala a partir dos parâmetros acústicos de salas, extraídos de medições; e a adequação destes parâmetros, utilizando-se de simulações computacionais, a fim de encontrar soluções projetuais adequadas aos critérios de inteligibilidade de fala.
O tempo de reverberação é o principal parâmetro acústico avaliado. É estipulado, de acordo com a norma ANSI/ASA S12.60-2010 (ANSI/ASA, 2008), que o tempo de reverberação (TR) em salas de aula com volume menor que 283 m3 não deve exceder 0,6 segundos nas bandas de 500 Hz, 1 kHz e 2 kHz. Já o tempo de decaimento inicial (EDT) é importante para medir o tempo de reverberação de forma mais precisa uma vez que considera a distribuição e o nível inicial das primeiras reflexões (decaimento de 0 a ̶ 10 dB da resposta impulsiva) e melhor se correlaciona com a experiência subjetiva da reverberação.
A metodologia adotada nas medições acústica segue o que recomenda a NBR ISO 3382-2 (ABNT, 2017). É elaborado um desenho digital (em 3D) de uma sala de aula padrão, da escola participante do estudo, para realização de de medições in loco e simulações acústicas em software de acústica de salas. Nesse software os coeficientes de absorção são ajustados para calibrar o modelo tridimensional, a partir dos resultados de tempo de reverberação medidos. Ao final, materiais absorventes são aplicados no teto e feita nova simulação. Além de TR e EDT, também são calculados e avaliados clareza e definição.
Visto que os parâmetros objetivos obtidos por meio da medição da sala, como T30, EDT, C50, D50 e STI, apontam para uma condição não favorável à prática de ensino, estabeleceu-se, por meio de criação de maquetes virtuais e simulações, uma estratégia de menor custo para atingir os índices necessários. Assim, o forro aplicado em formato de U no teto da sala, via maquete virtual, e obteve-se, nas simulações, resultados satisfatórios, com valores de tempo de reverberação, clareza, definição e STI mais adequados para o objetivo principal de uma sala de aula.
A metodologia desenvolvida permite que as demais salas de aula do Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso, com características semelhantes à sala simulada, possam receber o mesmo tratamento acústico. Assim, para dar continuidade ao projeto, pretende-se utilizar a metodologia em outras escolas do município, a fim de conscientizar seus gestores sobre a influência negativa do ruído e as más condições acústicas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e na saúde dos docentes. Consideramos importante a aproximar a UFSM da sociedade e contribuir na sustentabilidade e melhoria ensino.
AMERICAN NATIONAL STANDARD ACOUSTICAL. ANSI/ASA s12. 60-2010. Performance criteria, design requirements, and guidelines for schools, Part 1: Permanent schools. New York, dez. 2008. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 3382-2. Acústica - Medição de parâmetros de acústica de salas - Parte 2: Tempo de reverberação em salas comuns. ABNT, Rio de Janeiro, jun. 2017. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR IEC 60268-16. Equipamentos de sistemas de som. Parte 16: Avaliação objetiva da inteligibilidade da fala pelo índice de transmissão da fala. ABNT, Rio de Janeiro, dez. 2018.