Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR (2016-2021) E A RELAÇÃO COM A AGENDA 2030
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ecoinovar; Agenda 2030; Publicações.
Ecoinovar; 2030 Agenda; Publications.

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Greice Eccel Pontelli
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Coordenação de Análise Contábil - Departamento de Contabilidade e Finanças/PRA
2 - Lucas Pozzobon Vasconcellos Silva
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH)
3 - Luis Gabriel Reichert dos Santos
4 - Jordana Marques Kneipp
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Considerado um grande desafio mundial, a Agenda 2030 apresenta dezessete Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) que as nações precisam atender para promover o Desenvolvimento Sustentável do planeta, os quais estão estruturados em metas e indicadores, que podem ser operacionalizados por meio da adoção de instrumentos e práticas (inovadoras e transformadoras), sendo esse o caminho para um Planeta sustentável.
Pauta em agendas nacionais e internacionais a temática da Agenda 2030 vem sendo amplamente discutida, pesquisadores propõem práticas e ferramentas que podem ser utilizadas para enfrentar os desafios globais. Assim, os eventos científicos como o Fórum Internacional Ecoinovar, associando temas como inovação e sustentabilidade, contribuem na discussão e disseminação do conhecimento da Agenda 2030 nas organizações. Dessa forma, este estudo tem o objetivo de caracterizar a produção acadêmica do Fórum Internacional Ecoinovar no período de 2016 a 2021 e as suas contribuições para a Agenda 2030.
O Fórum Internacional Ecoinovar, trata-se de um evento acadêmico que reúne empresários, pesquisadores, administradores, ONGs, estudantes, formuladores de políticas públicas e profissionais de diferentes áreas desde 2012. Acerca da Agenda 2030, sua implementação iniciou em 2016 e abrange o desenvolvimento econômico, a erradicação da pobreza, da miséria e da fome, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e a boa governança, incluindo paz e segurança (ONU, 2023). Assim, os países precisam incorporar os 17 ODS nas suas agendas e políticas públicas (LEAL FILHO et al., 2019).
Trata-se de um estudo bibliométrico e classifica-se como descritivo e quantitativo. A base de dados utilizada foi o Fórum Internacional Ecoinovar no período 2016-2021, tendo em vista a implementação da Agenda 2030 a partir de 2016. Os dados foram coletados nas páginas eletrônicas do evento. Foi realizada a caracterização das publicações para o período e selecionados os estudos que abordam a Agenda 2030.
Constatou-se que as publicações relacionadas especificamente à temática iniciaram em 2019, quando o evento tem como tema central a temática da Agenda 2030. No período analisado, apenas dezoito (18) artigos abordam, direta ou indiretamente, a referida Agenda e os ODS. Com isso, considerando especificamente o evento analisado, há necessidade de ampliar as discussões científicas, aprofundando a pesquisa acadêmica para a prática de fato no que tange à implementação dos ODS.
Os resultados confirmam a necessidade da ampliação de estudos futuros no que tange à Agenda 2030, enfatizando a importância de estudos empíricos para avançar nos resultados acerca da implementação e evidenciar os avanços das organizações. Confirma-se a importância do ODS 4 como alicerce para os demais Objetivos da Agenda 2030, assim como das instituições de ensino na posição de atores imprescindíveis nesse processo. O estudo contribui com o avanço do tema ao demonstrar possibilidades de estudos futuros e destacar a importância da Agenda 2030 para organizações públicas e privadas.
ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2023. LEAL FILHO, Walter et al. Sustainable Development Goals and sustainability teaching at universities: Falling behind or getting ahead of the pack? Journal of Cleaner Production, v. 232, p. 285-294, 2019.