Resumo

Título do Artigo

PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIOCHAR ATIVADO UTILIZANDO BIOMASSA RESIDUAL DE Calophyllum inophyllum
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Adsorção. Biocarvão ativado. Herbicida diuron.
Adsorption. Activated biochar. Diuron herbicide.

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Laura Bratz Prill
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGEC
2 - Yamil Lucas de Oliveira Salomón
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Tecnologia
3 - jordana georgin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - santa maria
4 - Dison Stracke Pfingsten Franco
5 - Daniel Gustavo Allasia Piccilli

Reumo

O uso indiscriminado de agrotóxicos tem gerado crescente preocupação ambiental, devido a contaminação dos recursos hídricos e do lençol freático (HALL et al., 2015). Assim, torna-se necessário o desenvolvimento de técnicas para removê-los do meio ambiente. A técnica de adsorção apresenta vantagem em relação às demais técnicas de remoção: a possibilidade de utilização de materiais adsorventes desenvolvidos a partir de resíduos vegetais abundantes na natureza (VIEIRA et al., 2022b). Assim, este trabalho busca desenvolver e caracterizar um biochar ativado utilizando a Calophyllum inophyllum.
Desenvolver e caracterizar um biochar ativado utilizando frutos da espécie arbórea Calophyllum inophyllum.
Biomassas provenientes de resíduos vegetais, quando carbonizadas em altas temperaturas e com agente ativador, são transformadas em biocarvão ativado que pode ser utilizado para remover poluentes emergentes presentes na água (TAHA et al., 2014). Nesse sentido, inúmeros materiais residuais já foram transformados em adsorventes para remoção de herbicidas. Por exemplo, a casca da madeira (Cedrella fissilis) foi carbonizada com cloreto de zinco para remoção da atrazina (HERNANDES et al., 2022).
A metodologia encontra-se em anexo no arquivo indicado em PDF.
É possível observar que a carbonização com agente ativador gerou um aumento na porosidade no material. A imagem MEV demonstra que o material passou a ter mais irregularidades e novas cavidades e protuberâncias, e o FTI-R confirma a diminuição da funcionalidade da biomassa original e a criação de novos poros.
Foi desenvolvido um biochar a partir da pirólise de frutos da Calophyllum inophyllum e com a utilização de ZnCl2 como agente ativador. A imagem MEV demonstrou que o material pirolisado passou a ter mais irregularidades, novas cavidades e protuberâncias, e o FTI-R confirmou a diminuição da funcionalidade da biomassa original e a criação de novos poros. A formação de poros e cavidades aumenta a quantidade de possíveis sítios de adsorção, ou seja, espaços onde os poluentes podem ficar retidos, as características desenvolvidas são favoráveis para a possível aplicação deste biochar ativado.
HALL, Kathleen E. et al. Pesticide sorption and leaching potential on three Hawaiian soils. J. of Env. Man., v. 159, 2015; HERNANDES, Paola T. et al. Investigation of biochar from Cedrella fissilis applied to the adsorption of atrazine herbicide from an aqueous medium. J. Env. Chem. Eng., v. 10, n. 3, 2022; TAHA, Sherif M. et al. Adsorption of 15 different pesticides on untreated and phosphoric acid treated biochar and charcoal from water. J. of Env.. Chem. Engin., v. 2, 2014; VIEIRA, Yasmin et al. An overview of forest residues as promising low-cost adsorbents. Gond. Res., v. 110, 2022b.