Resumo

Título do Artigo

A ESG E SUA RELAÇÃO COM OS ODS: UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

ESG; ODS; Mapeamento.
ESG; SDG. Mapping

Área

Sustentabilidade

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Luis Carlos Zucatto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
2 - Nandria Scherer
3 - Rafaela Butzke Geloch
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - SANTA MARIA

Reumo

Considera-se que o desenvolvimento sustentável requer novas estratégias para as decisões de negócios, principalmente envolvendo mudanças transformadoras, na política e nos sistemas institucionais de todas as partes interessadas da sociedade. Por conseguinte, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como destacam Mahmood et al. (2021), auxiliam no incentivo a investimentos e esforços organizacionais para melhorar seu desempenho ambiental.
Realizar um mapeamento da produção científica internacional acerca da ESG e sua relação com os ODS.
O ESG é um sistema estrutural que inclui fatores ambientais (E), sociais (S) e de governança (G) para que as organizações avancem no desenvolvimento sustentável os três fatores ESG são de grande importância para o funcionamento da sustentabilidade (QUAYSON et al.,2023). Já, El-Maghrabi et al. (2018) defendem que a Agenda 2030 contempla metas que abrangem aspectos econômicos, dimensões sociais e ambientais do desenvolvimento. Neste contexto, governantes enfrentam o desafio de traduzir a agenda global para um desenvolvimento que é viável, contudo requer ambição em seus planos e políticas.
Estudo de natureza exploratória, com procedimento bibliométrico. Os dados foram levantados por meio de acesso ao Portal de Periódicos Capes, na Web Of Science. Não se colocou delimtação temporal e após a aplicação dos critérios e inclusão/esclusão obteve-se uma amostra de 296 manuscritos, os quais foram analisados levando-se em conta a produção científica anual, países mais citados, produção dos países ao longo do tempo, afiliações mais relevantes, rede de cocitações, documentos mais citados globalmente, nuvem de palavras e coocorrência de palavras-chave.
Os resultados do estudo evidenciam o crescimento das publicações a partir de 2018, contudo a primeira publicação ocorreu em 2007. Os EUA se destacam com 97 publicações e os pesquisadores da University of Queensland foram os que mais publicaram, com 29 estudos. Na coocorrência de palavras-chave, destacam-se a ESG, com 67 ocorrências e sustainability, com 48 ocorrências. Quanto aos ODS de maior ocorrência , o ODS 08 – Trabalho decente e crescimento econômico foi o de maior frequência, com 68 ocorrências. Já, o menos citado foi o ODS 05 – Igualdade de gênero, com 1 ocorrência.
O estudo aponta a prevalência de publicações sobre ESG, relacionada com o ODS 08 - Trabalho decente e crescimento econômico, enquanto temáticas como combate à fome, igualdade de gênero, água potável e saneamento não tiveram significativo número de ocorrências. Essas evidências sugerem que ainda prevalece a tendência de temas diretamente ligados às questões econômicas, sendo preteridas questões ligas às dimensões sociais e ambientais.
EL-MAGHRABI, M. H.; GABLE, S.; OSORIO RODARTE, I.; VERBEEK, J. Sustainable Development Goals Diagnostics: An Application of Network Theory and Complexity Measures to Set Country Priorities. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/en/270771529500170694/pdf/WPS8481.pdf Acesso em: 08, Out., 2023. QUAYSON, M., BAI, C., MAHMOUDI, A., HU, W., CHEN, W.; OMORUYI, O. Designing a decision support tool for integrating ESG into the natural resource extraction industry for sustainable development using the ordinal priority approach. Resources Policy, v. 85, p. 103988, 2023.