Resumo

Título do Artigo

DIFERENCIAL DE DESEMPENHO ENTRE ALUNOS DE ESCOLAS RURAIS E URBANAS NO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE 2019
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Palavras Chave

Desempenho escolar. Ceará. Oaxaca-Blinder.
School performance. Ceará. Oaxaca-Blinder.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica Educacional

Autores

Nome
1 - Patrícia de Monte dos Santos Oliveira
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - Crato
2 - Wellington Ribeiro Justo

Reumo

É notório o quanto a educação é relevante para a construção cidadã e transformação social. A educação é responsável por ampliar o conhecimento e desenvolver habilidades fundamentais para o papel do indivíduo na sociedade. A educação, portanto, traz efeitos positivos para além dos aspectos financeiros e econômicos. Uma população mais educada conhece, assim, seus direitos e deveres, pensa criticamente e luta pelo desenvolvimento social (VIANA; LIMA, 2010).
Apesar do Estado do Ceará ser referência a nível nacional em indicadores da educação básica, surgem os seguintes questionamentos: Quais os determinantes do desempenho escolar no Estado do Ceará? Existem disparidades educacionais entre alunos rurais e urbanos do 5º e 9º ano, em 2019? Quais os fatores que afetam esse possível diferencial? Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar os fatores determinantes do desempenho escolar dos alunos e mensurar possíveis diferencias de desempenho entre alunos de escolas rurais e urbanas no Estado do Ceará no ano de 2019.
Rodrigues (2017) comparou o rendimento de alunos do meio rural com os alunos do meio urbano do Brasil, e constatou que os residentes na área urbana tinham um desempenho maior que os residentes na área rural. As desigualdades foram relacionadas a diferentes características das escolas, professores, alunos e das famílias.
Como método econométrico foi utilizado a tradicional decomposição de Oaxaca-Blinder (1973). Essa técnica, inicialmente apresentada por Oaxaca (1973) e Blinder (1973), permite decompor a diferença entre dois grupos em uma parte que é explicada, “efeito explicado” e um componente explicado em função de características não observáveis, “efeito não explicado” (COSTA, et al., 2016; MARIANO, et al., 2018).
Entre os principais resultados, observam-se que os alunos das escolas urbanas apresentam maior desempenho escolar nas notas de língua portuguesa, comparados aos alunos de escolas rurais. Em relação à nota de matemática, a média do desempenho dos alunos de escolas rurais foram maiores do que as notas dos alunos de escolas urbanas, entretanto, no teste de média essa diferença não foi estatisticamente significante a 5%. Em relação às notas de matemática, Rodrigues (2017) encontrou uma diferença de cerca de 22 pontos a favor das escolas urbana.
Entre os principais resultados encontrados neste trabalho, verificou-se que os alunos de escolas urbanas apresentaram diferencial de rendimento positivo em língua portuguesa em relação aos alunos de escolas rurais, tanto no 5º ano quanto para o 9º ano do ensino fundamental, entretanto, a diferença de nota foi relativamente pequena (1,59% e 1,78% respectivamente). Em relação à nota de matemática, nos dois níveis de ensino, o modelo de Oaxaca-Blinde não identificou diferença significante de desempenho escolar entre alunos de escolas rurais e alunos de escolas urbanas.
ALENCAR, N. D. S. (2020). Ensaios sobre desempenho educacional no meio urbano e rural brasileiro. BLINDER, A. S. Wage discrimination: reduced form and structural estimates. Journal of Human Resources. Madison, v.8, p.436-455, 1973. OAXACA, R. L. Male-Female wage differentials in urban labor markets. International Economic Review, Medford,v.14, p. 693-709. 1973. PEREIRA, C. N.; CASTRO, C. N. Educação: contraste entre o meio urbano e o meio rural no Brasil.2019. RODRIGUES, L. O. Ensaios sobre diferencial de desempenho escolar entre alunos de escolas rurais e urbanas no Brasil. 2017.