Resumo

Título do Artigo

MOBILIDADE ACADÊMICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: Experiências de estudantes de graduação de uma universidade pública durante a Pandemia de Covid-19
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Mobilidade acadêmica. Tecnologias digitais.
Academic Mobility. Digital Technologies.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica Educacional

Autores

Nome
1 - Katia Cilene Florindo da Silva
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento
2 - Laura Alves Scherer
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento

Reumo

No Brasil, a mobilidade acadêmica outgoing e incoming é a forma mais conhecida de internacionalização no ensino superior, por meio dela, estudantes e professores têm a oportunidade de obter novos conhecimentos, conhecer outras culturas e adquirir uma formação mais global. No entanto, poucos estudantes têm a oportunidade de fazer a mobilidade acadêmica de forma presencial, pois devido aos altos custos financeiros às universidades brasileiras não conseguem beneficiar a todos os interessados.
Este estudo tem como objetivo analisar a mobilidade acadêmica virtual na UNIPAMPA, possibilitada pelas tecnologias digitais durante o ensino remoto. Como objetivos específicos, pretende-se: a) mapear as ações institucionais da UNIPAMPA em direção a mobilidade acadêmica virtual durante o ensino remoto; b) verificar as motivações dos estudantes de graduação da UNIPAMPA para realizarem a mobilidade acadêmica virtual durante o ensino remoto; e, c) verificar as vantagens e a contribuição da mobilidade acadêmica virtual na percepção dos estudantes de graduação da UNIPAMPA.
Em decorrência da pandemia de Covid19, as fronteiras foram fechadas e o fluxo de estudantes e professores em mobilidade acadêmica presencial foram impossibilitados. Desta forma, os programas de mobilidade acadêmica passaram a ser ofertados de forma virtual, e a pandemia de Covid19 acabou impulsionando e fortalecendo esse novo formato de mobilidade, ultrapassando as fronteiras do conhecimento entre estudantes nacionais e estrangeiros para além da mobilidade física (CORTE; MOROSINI; FELICETTI, 2022).
Como método de pesquisa utilizou-se o estudo de caso, como técnica de coleta de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada, e como técnica de análise de dados a análise interpretativa. Os participantes da pesquisa foram estudantes de graduação da UNIPAMPA que realizaram a mobilidade acadêmica internacional, a mobilidade acadêmica interinstitucional ou a mobilidade acadêmica intrainstitucional, todas de forma virtual durante o ensino remoto.
Na percepção dos entrevistados, as principais vantagens da mobilidade acadêmica virtual são as seguintes: a experiência enriquecedora; a ausência de custos com transporte, moradia e alimentação; aprender sobre outras culturas; participar de eventos acadêmicos; conhecer outras pessoas; adquirir novos conhecimentos; e enriquecer o conhecimento intelectual. Ainda na percepção dos entrevistados, a mobilidade virtual contribuiu para propiciar acesso a conteúdos diferentes; conhecer novos autores; propiciar acesso a outras áreas do conhecimento; conhecer, aprender e interagir com outras pessoas.
Entre os principais resultados deste estudo destaca-se o nível de imersão e acessibilidade, que são os fatores que diferenciam a mobilidade acadêmica virtual da mobilidade acadêmica presencial. Este estudo contribuiu com a literatura fornecendo conhecimento acerca das motivações, vantagens e contribuições que envolvem a mobilidade acadêmica virtual, também contribuirá para gerar reflexões que possam contribuir para o surgimento de pesquisas futuras sobre a mobilidade acadêmica virtual, que se fortaleceu a partir da pandemia de Covid-19 e desde então continua sendo ofertada de forma virtual.
MACHADO, K. G. W.; SANTOS, P. K.; COSTA, C. S. As contribuições das tecnologias digitais para a internacionalização da educação superior em casa e a construção da cidadania global. Revista Cocar. v. 14, n. 29, p. 700-722, mai/ago, Belém/Pará, 2020. PERLIM, A. P.; ROSSATO, G.; MOTKE, F. D.; GOMES, C. M.; KNEIPP, J. M. Fatores motivacionais e contribuições das mobilidades internacionais de estudantes de uma instituição federal do Rio Grande do Sul. RBPAE. v. 34, n. 3, p. 775 - 794, set./dez. 2018. YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.