Resumo

Título do Artigo

MARKETING DIGITAL E A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO ANALÍTICO NO SETOR DE PANIFICAÇÃO
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Palavras Chave

marketing digital; preferência do consumidor
digital marketing; consumer preference

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores

Nome
1 - Alini Cirolini Soares
Universidade Franciscana - UFN - SANTA MARIA
2 - Lucas Almeida dos Santos
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
3 - Alice Lemes Roratto
Universidade Franciscana - UFN - Não sei
4 - Sofia Ludtke Topolski
Universidade Franciscana - UFN - Ciências Contábeis

Reumo

A expansão da tecnologia mundial permitiu que o marketing digital impulsionou diversas oportunidades que resultou como meio de desenvolvimento de sucesso nos ambientes organizacionais, através de ferramentas indispensáveis para a captação de novos clientes, influenciando no poder de compra dos consumidores, que muitas vezes dependem do subconsciente individual, assim, o Marketing permite a satisfação das necessidades e aspirações humanas, baseado na livre iniciativa de escolher determinada opção que proporciona melhor atração, diante seus anseios.
Tendo em vista o tema relacionado a relação do Marketing Digital e o Consumo, a presente pesquisa tem como problemática responder a seguinte questão: Como o marketing digital influencia na preferência dos consumidores de uma empresa do setor de panificação? A partir do problema de pesquisa esse estudo possui como objetivo geral de compreender como o marketing digital influencia na preferência dos consumidores de uma empresa do setor de panificação do interior do Rio Grande do Sul.
Para despertar a preferência do consumidor, a organização deve estipular meios de diferenciação diante da concorrência local ou regional, que consequentemente, alguns fatores serão abordados, como: qualidade, sabor, e a experiência de modo geral. Contudo, a preferência é tudo o que desperta interesse em uma pessoa, de certa forma é a maneira que causa certo encantamento, visando atender necessidades humanas (ACEVEDO; FAIRBANCKS, 2018). Na concepção de Cintra (2010), a utilização da internet possibilita a facilidade na comunicação, assim como, na realização de vendas e divulgação de marcas.
O presente estudo que tem como objetivo compreender como o marketing digital influencia na preferência dos consumidores de uma empresa do setor de panificação do interior do Rio Grande do Sul, apresenta-se como estudo de caso, de natureza qualitativa e descritiva, tendo seus dados coletados por meio de um questionário e entrevistas não estruturadas com os gestores. Os dados serão analisados mediante análise de conteúdo e análise teórico comparativa. Os dados foram coletados através das ferramentas: Instagram e Whatsapp, período referente ao mês de junho de 2023.
Os resultados encontrados apontam que a empresa possui um publico identificado, quanto ao gênero é Feminino com 77,1%, e consequentemente 22,9% referente ao público masculino. Ainda, possui uma clientela fiel que compra pela qualidade dos produtos apresentados, mas que não investe em marketing digital para atrair mais clientes. Assim, sugeriu-se ferramentas estratégicas como forma de melhorar a percepção a satisfação dos clientes e aprimorar o planejamento frente sua exposição nas redes sociais!
Como considerações finais tem-se que empresa necessita investir mais em marketing digital, sendo proposto neste estudo, metodologias, ferramentas e estratégias relacionadas ao marketing digital, que poderão ser aplicadas nas mídias digitais pela empresa, auxiliando no alcance das suas metas e objetivos. Ainda, vale ressaltar a proposições de sugestões estratégicas, as quais coadunam com os direcionadores da organização, visando apresentar melhorias à empresa, resultando num possível aumento do número de clientes com a inserção de novas estratégias.
ACEVEDO, C.; FAIRBANKS, V. C. L. Os efeitos do marketing sensorial sobre a experiência de compra do consumidor no ponto de venda. RIMAR, v.8, n.1, p. 51-67, 2018. BORDIGNON, C.; BORNAMIGO, S. Os jovens e as redes sociais virtuais. Pesquisas e Práticas Psicossociais v. 12, n. 2, p. 310-326, 2017 CINTRA, F.C. Marketing digital: a era da tecnologia online. Revista Investigação, v. 10, n. 1, p. 6-12, 2010. LECINSKI, J. ZMOT – Conquistando o momento zero da verdade. Google Inc, 2011.