Resumo

Título do Artigo

PROPOSTA DE MELHORIA DO PROCESSO DE TREINAMENTO EM UMA CONCESSIONÁRIA DE CAMINHÕES
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Palavras Chave

Educação; Treinamento; Mapeamento de Processos.
Education; Training; Process Mapping.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Gabrielle Ingrid Oliveira e Souza
2 - Wagner Soares Fernandes Santos
Universidade Federal da Paraíba - PPGOA

Reumo

Tradicionalmente “Indivíduos e organizações contentavam-se com treinamentos bem organizados, ministrados por profissionais qualificados e realizados em locais aprazíveis, mas atualmente a mera concentração de esforços em atividades executivas não parece mais suficiente” (MENESES; ZERBINI; ABBAD, 2011, p. 15). O aprendizado precisa ser relevante, acessível e conveniente ao modo como os adultos aprendem na prática.
São vistas ações de treinamentos na empresa Gama Diesel Ltda. desde sua primeira certificação ISO 9001, no início dos anos 2000. Posteriormente, um novo ciclo se inicia em 2015 com os “Eventos Equipe Gama”, que fundiam palestras e confraternizações no mesmo dia. Outros investimentos na área de treinamento surgem em 2019, com a criação e a organização das salas de treinamento para melhor atender as necessidades dos colaboradores. Além de on the job, como um processo natural de aprendizagem do contratado em contato direto com o trabalho, geralmente com acompanhamento de supervisor.
Focando em pontos que necessitam de melhoria dentro do processo de treinamento desenvolvido pela empresa, a presente pesquisa pretende responder a seguinte pergunta: quais pontos podem ser melhorados no processo de treinamento em uma concessionária de caminhões, no estado da Paraíba?
Para esse exercício de elaboração de estratégias empresariais, utilizou-se a análise SWOT. Essa ferramenta pressupõe que, para o sucesso de uma organização, é preciso que se conheça com clareza suas fortalezas (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e possíveis ameaças (threats), consistindo em analisar a empresa dos pontos de vista interno e externo (SCALENA, 2012).
Foram apontados os pontos fortes e fracos no processo, sendo sugeridas diretrizes de treinamentos pautadas na NBR/ISO10015:2001.
O presente estudo busca contribuir gerando conhecimento na área de mapeamento de processos de treinamento em empresas comerciais de médio porte e de concessionárias que atuam no ramo de caminhões. Demonstra que um processo de treinamento integrante de um Sistema de Educação Corporativa (SEC) não deve se limitar a sua execução, muitos outros aspectos e tarefas fazem parte dele desde sua avaliação de necessidade de treinamento, até análise dos resultados