Resumo

Título do Artigo

CUSTEIO DE PRODUTOS DE UMA PADARIA UTILIZANDO COMO BASE O MÉTODO DE CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES
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Palavras Chave

Custeio; Padaria; Método ABC
Costing; Bakery; ABC Method

Área

Contabilidade e Finanças

Tema

Contabilidade Financeira e Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Gonzalo Muschietti Pedroso
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Tecnologia
2 - João Victor Razzera
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Tecnologia
3 - Mariana Alge Zanettini Masella
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Tecnologia
4 - Natália Sartori Dal Forno
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Camobi
5 - Mario Fernando de Mello
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Reumo

No ano de 2020, o mundo enfrentou uma pandemia, que atingiu fortemente a economia, impactando em diversos setores. Alguns ramos passaram a crescer, como o farmacêutico, alimentício e e-commerce, além de que enfrentaram a dificuldade de se organizar rapidamente com o novo crescimento. Tendo isso em vista, sabe-se que definir os custos não é uma tarefa simples, sendo assim, esse trabalho apresenta uma análise econômica e o custeio de três produtos vendidos na padaria de um supermercado, que teve seu crescimento durante a Pandemia. Para isso, foi realizado um custeio fundamentado no método ABC.
De que forma um sistema de custeio estruturado pode auxiliar na gestão eficaz do negócio? O objetivo geral é: aplicação do Custeio Baseado em Atividades (ABC) na padaria de um mercado. Como objetivos específicos: analisar o comportamento dos custos e despesas da empresa em relação aos produtos escolhidos; reunir e definir os custos diretos e indiretos; aplicar o método de custeio baseado em atividades; comparar o custo unitário por quilograma com seus respectivos preços de venda; analisar individualmente os custos e o lucro bruto de cada produto.
Os custos de produção são os gastos referentes a qualquer atividade produtiva que vise ofertar um serviço ou manufaturar um produto. Entender e gerenciar os custos de produção é essencial para o sucesso de qualquer empresa, pois eles servem de base para que a empresa determine o preço final do seu produto ou serviço. O Activity-based costing (ABC), ou custeio baseado em atividades, é uma abordagem complexa e detalhada de alocação de custos que tem como premissa debitar ao Custo dos Produtos Vendidos todos os custos da área de fabricação (ALBUQUERQUE; SOARES; SERIBELI, 2017).
O estudo foi aplicado em um mercado, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O estabelecimento conta com 12 colaboradores e um técnico terceirizado na produção de pães. Através de entrevistas com os colaboradores, mapeou-se os processos produtivos de cada produto, além dos dados financeiros necessários para elaboração do estudo, como: preço de compra e venda dos produtos, custos diretos e indiretos, entre outros. A seguir, foi feita uma interpretação dos dados utilizando os softwares Google Planilhas e o Google Documentos e relacioná-los com o contexto global.
A padaria do mercado representa cerca de 8% do faturamento do mercado, compreende 1,58% (6,33m²) da área total do estabelecimento (398,65m²) e conta com 2 funcionários fixos. Foram detalhados os processos de fabricação dos produtos analisados, como o sanduíche, o pão francês e o bife à milanesa. Foram medidas as quantidades e tempos de produção, além da definição dos custos diretos e indiretos de produção. Dando sequência ao método de custeio, ao calcular o preço por quilograma, torna-se possível realizar a análise da precificação dos produtos, bem como determinar o lucro bruto por quilograma.
Após a implementação do método de Custeio por Atividades (ABC) na padaria selecionada, foi calculado o custo por quilograma do pão francês, do sanduíche e do bife à milanesa. Essa abordagem permitiu também a análise detalhada dos três produtos, compreendendo seus respectivos processos, fatores influentes e identificação dos custos diretos e indiretos associados a cada um deles.
ALBUQUERQUE, G.; SOARES, M. C. P.; SERIBELI, G. A importância do custeio variável e custeio por absorção na gestão empresarial. ETIC-Encontro de Iniciação Científica-ISSN 21-76-8498, v. 13, n. 13, 2017. ALVES, A. et al. Análise de Custo. Porto Alegre: SAGAH, 2018. Callado, A. A. C., & Callado, A. L. C. Gestão de Custos: Apresentação de Um Modelo Quantitativo Sobre Custos Indiretos de Produção. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. CREPALDI, S. A. Contabilidade de custos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. WERNKE, R. Análise de custos e preços de venda. São Paulo: Saraiva, 2005.