Resumo

Título do Artigo

CARACTERIZAÇÃO ACÚSTICA DE SALAS DE AULA – ESTUDO DE CASO: DO DIAGNÓSTICO À ADEQUAÇÃO DO PROJETO
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Palavras Chave

Salas de aula, medições acústicas, simulações
Classrooms, acoustic measurements, simulations

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luiza Paim da Palma
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Santa Maria
2 - Viviane Suzey Gomes de Melo
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Tecnologia
3 - Bianca Pereira Kemerich
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
4 - Dominique dos Santos Melo
5 - Shaliny Denardi Vattathara
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria

Reumo

A temática abrange a qualidade acústica de ambientes de ensino como ferramenta necessária ao aprendizado, contribuindo com tarefas cognitivas dos alunos. A adoção de práticas projetuais e construtivas que garantam a qualidade acústica para espaços voltados ao processo de ensino-aprendizagem é de suma importância, pois irá refletir no desempenho de alunos e professores. Nesse sentido, torna-se necessária a realização de medições e simulações acústicas para o ajuste adequado dos ambientes de ensino, que possam proporcionar conforto acústico aos usuários.
A pesquisa tem como aspecto relevante a importância de um projeto de extensão no aprimoramento da eficácia do ensino fundamental, dado que salas de aula acusticamente inadequadas são um dos fatores responsáveis pela eventual ineficiência no processo de ensino-aprendizagem. O principal objetivo do trabalho é apresentar um estudo para apoiar a melhoria das condições acústicas em salas de aula e demais espaços de ensino de uma escola pública sediadas no município de Santa Maria, a partir de medições e simulações acústicas.
A avaliação da inteligibilidade de salas é feita a partir do levantamento de respostas impulsivas com uma varredura em frequência (sweep-sine). São obtidos por medições os parâmetros acústicos: tempo de reverberação (TR), tempo de decaimento inicial (EDT), definição, fator de clareza e STI (índice de transmissão da fala). Os resultados são aplicados nos ajustes dos coeficientes de absorção e espalhamento nas simulações no software de acústica de salas Odeon, que trabalha com acústica geométrica e fontes virtuais.
Inicialmente é realizado o levantamento de respostas impulsivas monoauriculares da sala de aula, utilizando o sinal sonoro adotado (sweep-sine). Para emissão do sinal sonoro é utilizada uma fonte omnidirecional e como receptores utilizam-se de microfones, distribuídos na região onde os alunos são normalmente posicionados no ambiente. Com os sinais obtidos nas medições, faz-se o processamento para obtenção de parâmetros acústicos: TR, EDT, definição, clareza e STI. Em seguida, em software de acústica de salas, são realizadas simulações e ajustes dos parâmetros para adequação do projeto.
Apesar da acústica de um ambiente como uma sala de aula ser essencial para alcançar um bom aprendizado, em muitos casos não lhe é dada a devida importância. Os resultados das medições acústica realizadas na escola refletem a má qualidade acústica em salas de aula. Com os valores de clareza, definição e STI inadequados e salas com bastante reverberação, a inteligibilidade da fala do professor fica seriamente comprometida dificultando a compreensão do que está sendo explicado. A partir do método desenvolvido é possível adotar os mesmos coeficientes nas simulações das demais salas da escola.
Ao fim do projeto, espera-se que a escola consiga aplicar as melhorias sugeridas nas salas de aula e fomentar um ensino de maior qualidade na cidade de Santa Maria. Outros resultados esperados são: apresentar a influência do ruído e da acústica interna de salas de aula sobre a inteligibilidade da fala do professor à comunidade escolar; chamar a atenção dos gestores públicos para melhorias na adequação acústica de salas de aula no município de Santa Maria, direcionando recursos para esse fim; e aproximar a área de Acústica da UFSM da comunidade escolar de Santa Maria, R.
ABNT. NBR ISO 3382-2. Acústica - Medição de parâmetros de acústica de salas. Parte 2: Tempo de reverberação em salas comuns. Rio de Janeiro, 2017. ABNT. NBR IEC 60268-16. Equipamentos de sistemas de som. Parte 16: Avaliação objetiva da inteligibilidade da fala pelo índice de transmissão da fala. Rio de Janeiro, 2018. MELO, V. S. G.; PINHEIRO, Y. M., PAES, J. V. G. Avaliação de inteligibilidade em sala de aula do ensino fundamental para identificação das condições acústicas de escolas públicas em Santa Maria - RS. XV ENCAC / XI ENLAC, João Pessoa, 2019.