Resumo

Título do Artigo

COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Comprometimento Organizacional
Organizational Commitment

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Clarissa Ferigollo
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - PROGEP
2 - Eliane Storch Power
UFPEL - Universidade Federal de Pelotas - PROGEP
3 - SIMONE PORTELLA TEIXEIRA DE MELLO
UFPEL - Universidade Federal de Pelotas - CCSO

Reumo

No estudo das organizações, especialmente quando se trata da área de gestão de pessoas, existem vários conceitos que podem contribuir na forma como o trabalhador se relaciona com a organização. Um dos construtos mais investigados em relação ao comportamento organizacional é, segundo Menezes, Aguiar e Bastos (2016), o “Comprometimento Organizacional” (CO), por ser central na constituição de equipes e organizações.
O presente estudo se propõe então a apresentar uma revisão da produção científica sobre Comprometimento Organizacional (CO) na Administração Pública, a fim de compreender o estado da arte de CO no âmbito público, assim como se lançar luz à políticas institucionais e práticas de gestão que fomentem o CO.
Inúmeras abordagens trazem esse conceito, sendo que “o ponto em comum das definições é ser um estado psicológico que caracteriza a relação indivíduo-organização” (DALPIAZ, MELLO e AFONSO, 2019, p.133), que pode ser entendido, segundo os autores, em suas dimensões afetiva, instrumental e normativa.
A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura na base de dados Scielo, partindo do termo de busca “comprometimento organizacional”. Buscou-se a produção atual no Brasil, considerando artigos publicados entre os anos de 2013 e 2022 no idioma português. Foram admitidos todos os artigos que tratavam sobre a administração pública, mesmo que estudos mistos com o setor privado. A pesquisa resultou então em 18 artigos analisados sob duas categorias de análise: descritiva e das temáticas e contribuições.
A análise descritiva compreendeu a frequência de publicações por ano, a relevância dos artigos a partir do número de citações, assim como a análise de quais autores realizaram mais publicações no período. Na análise de temáticas e contribuições foi observado que os estudos buscaram desenvolver o conceito de CO, e relacioná-lo a fatores diversos como: satisfação no trabalho, cultura, valores e vínculos organizacionais, sentido do trabalho, desempenho, práticas de gestão, resistência à mudança, expectativas de futuro, espiritualidade e questões de saúde.
Conclui-se então que os estudos sobre CO nos artigos analisados ofereceram perspectivas para aprimorar as práticas de gestão de pessoas, tais como: treinamentos, desenvolvimento e planejamento de carreira, o desenvolvimento de políticas para a atenção e valorização do trabalhador, ações relacionadas ao aumento da motivação, maior autonomia e liberdade na rotinas de trabalho, assim como ações que visem melhor comunicação de planos e visão da instituição.
DALPIAZ, Tiago; MELLO, Simone Portella Teixeira de; AFONSO, Paulo de Almeida. O comprometimento organizacional em uma grande empresa brasileira do segmento de saúde. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, v. 13, n. 2, p. 129-148, 2019 MENEZES, Igor Gomes; AGUIAR, Carolina Villa Nova; BASTOS, Antonio Virgilio Bittencourt. Comprometimento organizacional: questões que cercam sua natureza e os seus limites conceituais. Psicologia em revista, v. 22, n. 3, p. 768-789, 2016.