Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA EM FOCO: o Caso de Uma Cooperativa
Abrir Arquivo

Palavras Chave

RSC, cooperativas, sustentabilidade.
CSR, cooperatives, sustainability.

Área

Agronegócio

Tema

Sustentabilidade no Agronegócio

Autores

Nome
1 - Luís Eduardo Carvalho Noskoski
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
2 - Menigui Spanevello Dalcin
3 - Adriano Lago
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus de Palmeira das Missões
4 - Luciana Fagundes Christofari
5 - Debora Vestena
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Administrativas - Santa Maria

Reumo

A responsabilidade social corporativa (RSC) tem ganhado destaque como uma abordagem estratégica adotada por empresas em todo o mundo. Essa abordagem visa ir além do objetivo de obter lucro, buscando promover impactos positivos na sociedade e no meio ambiente (SELEME, 2022). Em um mercado cada vez mais desafiador nos campos econômico, social e cultural, surgem as cooperativas agropecuárias que têm se destacado como modelos de negócio que priorizam o bem-estar coletivo e a sustentabilidade, estabelecendo relações de cooperação e solidariedade entre seus stakeholders ( DA SILVA, 2023).
O presente estudo propõe explorar a temática da responsabilidade social corporativa em uma cooperativa agropecuária situada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul (RS), com objetivo de verificar o entendimento da RSC na organização agropecuária, buscando compreender se a cooperativa tem incorporado princípios e práticas de responsabilidade social em suas atividades, bem como quais são os benefícios gerados para todas suas partes interessadas.
As diretrizes da Responsabilidade Social Corporativa demandam que as organizações assumam a responsabilidade pelos impactos de suas atividades na sociedade e no meio ambiente, agindo de forma ética e transparente. Além disso, as práticas de RSC contribuem para a saúde e o bem-estar da sociedade, envolvem os stakeholders e exigem conformidade com a legislação e as normas internacionais de comportamento (ABNT, 2010). Dessa forma, a RSC e o cooperativismo formam uma aliança poderosa, combinando a visão de negócios responsáveis com a estrutura participativa e solidária (DA SILVA, et al., 2018).
Para a elaboração do estudo, buscou-se a abordagem qualitativa, coletando dados através da pesquisa de campo e a pesquisa documental, complementando a revisão bibliográfica da literatura. Foram investigadas as ações e programas desenvolvidos pela cooperativa para promover a inclusão social, o fortalecimento da economia local, a preservação ambiental e o bem-estar dos envolvidos. Além disso, foram abordados aspectos como o engajamento com stakeholders, a transparência na governança e os investimentos em programas sociais.
Conforme relatado pelos responsáveis da governança, as atitudes éticas de responsabilidade social corporativa já eram realizadas na instituição pela essência do cooperativismo e não como um termo propriamente dito. Os programas de RSC desenvolvidos pela cooperativa em estudo além de apresentar benefícios aos stakeholders e ao meio ambiente, contribuem no cumprimento de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ODS, 2023).
Através de estratégias e iniciativas, a cooperativa mostrou-se comprometida em promover a governança corporativa transparente, mantendo altos padrões éticos em suas relações de negócios e priorizando o bem-estar de seus membros e da comunidade local. Além disso, seu engajamento ativo na gestão ambiental e na promoção da sustentabilidade demonstrou um compromisso tangível com a preservação do meio ambiente para as gerações futuras.
SELEME, C. I. Ferramentas de gestão empresarial e responsabilidade socioambiental nas pequenas e médias empresas para efetivação do princípio do desenvolvimento sustentável. 2022. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26520. Acesso em: 10 set 2023. DA SILVA, P. R., Kasper, L., Brizolla, M. M. B., Brum, A. L., Baggio, D. K., & Sausen, J. O. (2023). The Relationship between Governance Mechanisms and Social Responsibility Practices in Gaúcha Cooperatives. Revista De Gestão Social E Ambiental, 17(8), e03963. https://doi.org/10.24857/rgsa.v17n8-027.