Resumo

Título do Artigo

RELAÇÕES ENTRE A TIPOLOGIA DE CONFIGURAÇÃO ORGANIZACIONAL ADHOCRACIA E O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE ABSORTIVA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capacidade Absortiva, configuração organizacional.
Absorptive capacity, organizational configuration.

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores

Nome
1 - Graziela Schmitz
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
2 - Gabriela Cappellari
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
3 - Leonardo Minelli
4 - Mygre Lopes da Silva
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento
5 - Paulo Vanderlei Cassanego Junior
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento

Reumo

A presente pesquisa versa sobre a capacidade absortiva (ACAP), oriunda no final da década de 1980 e início de 1990, a partir dos estudos seminais de Cohen e Levinthal (1989, 1990). Para os autores, a capacidade interna de interação com o ambiente e transformação dos conhecimentos adquiridos em inovação, precisa ser construída, ela não é espontânea.
Neste sentido, o estudo propõe-se a apurar a realidade organizacional mediante a seguinte problemática: Qual é a relação existente entre a tipologia de configuração organizacional adhocracia e o desenvolvimento da ACAP? O objetivo é compreender a relação existente entre a tipologia de configuração organizacional adhocracia com o desenvolvimento da ACAP.
Fundamentação Teórica versa sobre capacidade absortiva e sobre a Tipologia Adhocracia de Mintzberg (1980, 1993, 2012). Além disso a relação entre os dois constructos teóricos.
Estudo refere-se a uma pesquisa empírica de natureza aplicada (VERGARA, 1998). Sua abordagem é qualitativa (MINAYO, 2008), e em termos de procedimentos técnicos, é caracterizada como exploratória e descritiva, e estudo de caso (YIN, 2010). A coleta dos dados foi realizada através de documentos e entrevista. Para a análise e interpretação destes dados foi utilizada a técnica denominada análise de conteúdo (BARDIN, 2006).
Os resultados evidenciam os elementos da capacidade de reconhecer, assimilar e aplicar o conhecimento na organização investigada, caracterizada pela tipologia adhocracia.
Sugere-se, a partir das evidências empíricas, que a organização investigada desenvolve ACAP. As características da tipologia influenciam as capacidades de reconhecimento, assimilação e aplicação do conhecimento quanto a proporção e intensidade dos mecanismos organizacionais de desenvolvimento. Propõe-se, com base na estrutura organizacional, a existência de um conjunto de atributos que ao interagirem são mais facilitadores ou inibidores ao desenvolvimento de certas capacidades da capacidade absortiva.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006. MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2008. MINTZBERG, H. Structure in 5’s: A synthesis of the research on organization design. Management Science, v.26, n.3, p.322-341, 1980. MINTZBERG, H. Structure in fives: designing effective orgnizations. Nova Jersey: Prentice-Hall, 1993. MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. São Paulo: Atlas, 2012. VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 2a ed. São Paulo: Atlas, 1998.