Percepção, Empreendedorismo e Incubadora.
Perception, Entrepreneurship and Incubator.
Área
Inovação
Tema
Gestão da Inovação, da Tecnologia e da Propriedade Intelectual
Autores
Nome
1 -
Graziela Schmitz
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
2 -
Pâmela Priscila Correia
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
3 -
Gabriela Sanson Kiefer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
4 -
Gabriela Cappellari
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
Reumo
As incubadoras são espaços planejados e protegidos destinados ao desenvolvimento de novos empreendimentos, estes ambientes estimulam o empreendedorismo e oferecem apoio para a sustentação e preparação das pequenas empresas com o intuito de fazê-las sobreviver no mercado. Segundo Baumol (2002), a maior força motriz é a inovação em assuntos relacionados ao crescimento econômico e desenvolvimento sustentável.
Busca-se a partir deste estudo compreender a percepção de um gestor que passou pela experiência de incubação. Com isso, tenciona-se identificar a contribuição da incubadora AGITTEC no ponto de vista do gestor que passou pelo processo de desenvolvimento e estruturação de negócio.
A Fundamentação Teórica versa sobre a importância do empreendedorismo relacionado às incubadoras e estudos atuais.
Estudo refere-se a uma pesquisa empírica de natureza aplicada, aplicada (GIL, 2022). Sua abordagem é qualitativa (GIL, 2022), e quanto aos procedimentos, é caracterizada como narrativa, uma técnica de pesquisa baseada em relatos ou representações visuais de indivíduos (GIL, 2022), o foco de investigação na pesquisa narrativa são as histórias contadas ou narradas pelos participantes (SAHAGOFF, 2015).
Apresenta-se a caracterização do processo de incubação, a percepção quanto a experiência de incubação e a incubação e o desempenho inovador.
O processo de incubação foi significativo, especialmente no sentido de fornecer infraestrutura de apoio e treinamento em gestão empresarial. Esses elementos são cruciais para negócios em estágio inicial e, especialmente, para empreendimentos com sócios-fundadores sem experiência prévia na área empresarial. Além disso, o ambiente de trocas gerado pelo processo se torna motivador e desenvolvedor de novas ideias, na aquisição do conhecimento necessário para o desenvolvimento do negócio, onde trabalha-se com a implementação de recursos para sanar a demanda de um público-alvo.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7. ed. Barueri: Editora Atlas Ltda, 2022. 186 p.
SAHAGOFF, Ana Paula. Pesquisa Narrativa: uma metodologia para compreender a experiência humana. Sustentabilidade, Ciência e Ética: Responsabilidade Ambiental, Social, Econômica e Cultural, [s. l], p. 1-7, out. 2015.