Resumo

Título do Artigo

EXPERIÊNCIA DE INCUBAÇÃO NA AGITTEC: A PERCEPÇÃO DO EMPREENDEDOR
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Palavras Chave

Percepção, Empreendedorismo e Incubadora.
Perception, Entrepreneurship and Incubator.

Área

Inovação

Tema

Gestão da Inovação, da Tecnologia e da Propriedade Intelectual

Autores

Nome
1 - Graziela Schmitz
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
2 - Pâmela Priscila Correia
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
3 - Gabriela Sanson Kiefer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
4 - Gabriela Cappellari
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões

Reumo

As incubadoras são espaços planejados e protegidos destinados ao desenvolvimento de novos empreendimentos, estes ambientes estimulam o empreendedorismo e oferecem apoio para a sustentação e preparação das pequenas empresas com o intuito de fazê-las sobreviver no mercado. Segundo Baumol (2002), a maior força motriz é a inovação em assuntos relacionados ao crescimento econômico e desenvolvimento sustentável.
Busca-se a partir deste estudo compreender a percepção de um gestor que passou pela experiência de incubação. Com isso, tenciona-se identificar a contribuição da incubadora AGITTEC no ponto de vista do gestor que passou pelo processo de desenvolvimento e estruturação de negócio.
A Fundamentação Teórica versa sobre a importância do empreendedorismo relacionado às incubadoras e estudos atuais.
Estudo refere-se a uma pesquisa empírica de natureza aplicada, aplicada (GIL, 2022). Sua abordagem é qualitativa (GIL, 2022), e quanto aos procedimentos, é caracterizada como narrativa, uma técnica de pesquisa baseada em relatos ou representações visuais de indivíduos (GIL, 2022), o foco de investigação na pesquisa narrativa são as histórias contadas ou narradas pelos participantes (SAHAGOFF, 2015).
Apresenta-se a caracterização do processo de incubação, a percepção quanto a experiência de incubação e a incubação e o desempenho inovador.
O processo de incubação foi significativo, especialmente no sentido de fornecer infraestrutura de apoio e treinamento em gestão empresarial. Esses elementos são cruciais para negócios em estágio inicial e, especialmente, para empreendimentos com sócios-fundadores sem experiência prévia na área empresarial. Além disso, o ambiente de trocas gerado pelo processo se torna motivador e desenvolvedor de novas ideias, na aquisição do conhecimento necessário para o desenvolvimento do negócio, onde trabalha-se com a implementação de recursos para sanar a demanda de um público-alvo.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7. ed. Barueri: Editora Atlas Ltda, 2022. 186 p. SAHAGOFF, Ana Paula. Pesquisa Narrativa: uma metodologia para compreender a experiência humana. Sustentabilidade, Ciência e Ética: Responsabilidade Ambiental, Social, Econômica e Cultural, [s. l], p. 1-7, out. 2015.