Resumo

Título do Artigo

UM NOVO MODELO DE GESTÃO DO CUIDADO NA ATENÇÃO ESPECIALIZADA ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS EM SAÚDE: O CASO DO HOSPITAL REGIONAL DE SANTA MARIA (HRSM)
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Atenção Ambulatorial; Condições Crônicas;
Ambulatory Care; Chronic Conditions

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica no Setor e Serviços Públicos

Autores

Nome
1 - Elsa Karsburg
2 - Daniel Arruda Coronel
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Reumo

A estratificação de risco da população pela Atenção Primária em Saúde (APS), com o uso de ferramentas de gestão da clínica, permite o direcionamento da atenção às condições menos complexas, centradas na APS, e o referenciamento à Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). Diante disso, este estudo busca identificar características inovadoras e pertinentes à capacidade institucional voltadas às condições crônicas aplicadas no ambulatório de atenção ambulatorial especializada do Hospital Regional de Santa Maria/RS capazes de gerarem valor e desfechos positivos à saúde dessa população.
Estudos recentes apontam mudanças nas práticas político-gerenciais da esfera pública, pautadas em uma gestão em saúde com características de descentralização, provavelmente pelo fomento à mudança de modelo assistencial e reorientação da sua gestão (SANTOS et al., 2020). Diante disso, este estudo busca responder à seguinte proposição: quais são as características pertinentes à capacidade institucional voltadas às condições crônicas aplicadas no ambulatório de atenção ambulatorial especializada do Hospital Regional de Santa Maria-RS?
O foco deste trabalho está na avaliação e proposição de melhorias para o desenvolvimento da gestão do cuidado nesse novo modelo de atenção ambulatorial especializada, o qual foi constituído para quebrar paradigmas da assistência à saúde e para impactar positivamente nos indicadores de saúde do usuário portador de doenças crônicas. A importância desta pesquisa em saúde constitui-se por seu valor na geração de conhecimento, a fim de interferir na captação de informações e na tomada de decisões, capazes de influenciar diretamente as políticas públicas de saúde e de gestão do cuidado da população.
A população que caracteriza o perfil dos usuários que acessam o serviço do Ambulatório de Atenção Especializada em Hipertensão e Diabetes de Alto e Muito Alto Risco do HRSM é regida e estratificada pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde , que abrange 33 municípios. A estratificação de risco da população pela Atenção Primária em Saúde (APS), com o uso de ferramentas de gestão da clínica, permite o direcionamento da atenção às condições menos complexas, centradas na APS, e o referenciamento à Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) somente de condições crônicas de alto e muito alto risco.
Os resultados apontam características importantes do uso de ferramentas de gestão da clínica, inseridas de acordo com o modelo de atenção às condições crônicas e apoiadas pelo Termo de Referência e Notas Técnicas que orientam a execução das ações do Ambulatório de Especialidade em Hipertensão e Diabetes Mellitus do HRSM. Identificou-se características de uma população em processo de envelhecimento, com baixo perfil socioeconômico e acentuado risco para o agravamento das condições crônicas já existentes.
Este trabalho representa a primeira oportunidade de compreender a implementação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas no município de Santa Maria, sendo referência para 32 municípios inseridos na 4ª CRS. O objetivo geral foi verificar se a gestão do cuidado produzido no ambulatório de Hipertensão e Diabetes de Alto e Muito Alto Risco do Hospital Regional de Santa Maria, na visão dos agentes de saúde, está adequada ao MAAC. O estudo cumpriu com os objetivos propostos e sugere a reaplicação do mesmo instrumento utilizado, a fim de oportunizar avaliação e comparação dos resultados.
CHAIMOWICZ, F. A saúde dos idosos brasileiros às vésperas do século XXI: problemas, projeções e alternativas. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 184-200, 1997. CHILLO P.; ISMAIL, A.; SANYWA, A.; RUGGAJO, P.; KAMUHABWA, A. Hypertensive retinopathy and associated factors among nondiabetic chronic kidney disease patients seen at a tertiary hospital in Tanzania: a cross - sectional study. International Journal of Nephrology and Renovascular Disease, v. 12, p. 79-86, 2019.