Resumo

Título do Artigo

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
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Palavras Chave

Instituições de ensino superior, ODS, Agenda 2030,
Higher education institutions, SDGs, 2030 Agenda

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - GENIZE SANTOS DE OLIVEIRA
2 - Adriano Silva Monteiro
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Mestrado em Ciências Contabeis
3 - LUCAS VEIGA AVILA
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Cachoeira do Sul
4 - Marcelo Trevisan
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

O desenvolvimento sustentável constitui um tópico em constante evolução, conduzindo a transformações nos comportamentos da sociedade e das instituições, vinculadas ao equilíbrio entre os pilares social, econômico e ambiental do progresso. Esse tema passou por notável progresso desde os anos 1980 e alcançou notória relevância em 2015, quando a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram lançados, conforme mencionado por Serafini et al. (2022).
o objetivo do presente artigo é realizar uma análise global da produção científica relacionada aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), focando na ótica das instituições de ensino superior (IES) e buscando compreender as características que mais prevalecem em publicações científicas, o quadro teórico que sustenta esta investigação é apresentado a ser seguido a fim de atingir este objetivo.
Os ODS e a Agenda 2030, adotado pela ONU em setembro de 2015, representam um programa com metas e indicadores de desenvolvimento global (SMANIOTTO et al., 2020; GALLI et al., 2018), com o apoio de cento e noventa e três países ao redor do mundo contribuindo com causas sociais e ambientais para estabelecer uma vida melhor e de oportunidades para todos (MISHRA, 2021). A educação de qualidade é entendida como um dos motores mais poderosos e comprovados para garantir o desenvolvimento sustentável, que pode ser aplicado em vários contextos educacionais, formais e informais, e que pode gerar múltipl
A pesquisa utilizou como palavras chaves “sustainable development goal” and “higher education institutions”, apanhando resultados dos últimos oito anos (2015-2022), e com a ajuda do software Zotero, foram triados os estudos, incluindo estudos que foram divulgado no intervalo de análise que se relacionavam com o tema do estudo; ademais nesta pesquisa, com base nos critérios de exclusão, foram rejeitados as pesquisas que não expressavam relação com a temática do estudo, trabalhos duplicados ou que não tivessem acesso digital liberado.
Para essas análises, utilizou-se o software VOSviewer, uma ferramenta de mineração de dados amplamente empregada em estudos de revisão sistemática. Essa ferramenta permite visualizar como uma determinada área de pesquisa vem se desenvolvendo ao longo do tempo. Após analisar as palavras-chave, ficou evidente que algumas delas apareceram com uma frequência mínima de 15 vezes. No total, foram identificadas 43 palavras citadas nos estudos.
O estudo apresentou desempenhar um papel relevante ao enriquecer a compreensão das análises das universidades em relação à sustentabilidade ao longo do tempo. No entanto, é importante ressaltar que o estudo possui algumas limitações que merecem destaque. Primeiramente, a pesquisa se baseia exclusivamente na utilização da base de dados Scopus, o que pode ser considerada como um ponto restritivo.
ABAD-SEGURA, Emilio et al. Sustainability of educational technologies: An approach to augmented reality research. Sustainability, v. 12, n. 10, p. 4091, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/10/4091. Acesso em: 20 de fev. 2023. ALEIXO, Ana Marta; AZEITEIRO, Ulisses M.; LEAL, Susana. Are the sustainable development goals being implemented in the Portuguese higher education formative offer?. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 21, n. 2, p. 336-352, 2020. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJSHE-04-2019-0150/full/html.