Resumo

Título do Artigo

PLANO DE AÇÃO PARA MELHORIA DE PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM UMA UNIVERSIDADE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Resíduos, construção civil, universidades
Waste, construction industry, universities

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Pauline de Lima Sagrilo
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Tecnologia
2 - MARLON SOLIMAN
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Tecnologia

Reumo

Este trabalho teve como objetivo elaborar um plano de ação para melhorias nos processos de gerenciamento de resíduos sólidos de construção civil na Universidade Federal de Santa Maria, gerados a partir de manutenções e reformas solicitadas pela comunidade acadêmica à Pró-reitoria de Infraestrutura.
Como melhorar os processos de gestão de resíduos sólidos de construção civil na Universidade Federal de Santa Maria? Tendo em vista o problema enfrentado pela UFSM, esta pesquisa, tem como objetivo elaborar um plano de ação para o cumprimento da PNRS no que tange a destinação do RCC gerado por atividades de manutenção e reforma. Como objetivos específicos, visa identificar e detalhar quais RCC são gerados, quais podem ser reaproveitados, como são destinados e como o processo pode ser otimizado.
A construção civil é uma atividade conhecida por gerar grande quantidade de resíduos de diversas naturezas, assim como, pelo consumo excessivo de recursos naturais provenientes de fontes não renováveis. Atualmente, a indústria da construção civil é considerada muito importante para o desenvolvimento econômico e social, todavia, é responsável por grandes impactos ambientais. Infelizmente, a cadeia produtiva da construção civil consome entre 20 e 50% dos recursos naturais de todo o planeta (LEITE; MATOS, 2015). Na UFSM existem problemas voltados à gestão de resíduos sólidos de construção civil.
O método de pesquisa utilizado foi o método combinado, pois visou estudar problemas reais relacionados a resíduos sólidos. Durante o trabalho, foram identificadas 3 categorias de manutenção e reforma dentre os 10 tipos disponíveis no setor de construção civil, para realizar a análise in loco de ordens de serviço.
Foi possível observar, que as principais dificuldades para gerir adequadamente esses resíduos estão ligadas ao acondicionamento e armazenamento temporário, assim como, na reutilização dos mesmos. Então, visando contribuir com a UFSM, foi proposto um plano de ação com melhorias a serem implementadas no processo de manutenção e reforma para alinhar a geração de resíduos à gestão ambiental adequada.
Dentre os resultados obtidos, foi possível verificar que a retirada de etulho é a maior geradora de RCC dentre as três estudadas. Neste caso, há grande dificuldade de reaproveitamentos dos resíduos, devido a baixa segregação dos mesmos. Já na atividade de consertos de alvenaria, foi possível verificar que os funcionários responsáveis pela execução das manutenções possuem dúvidas sobre com destinar os resíduos corretamente. Além disso, foi possível identificar em todos os casos que o acondicionamento e armazendmento temporário estão em desacordo com o proposto pelo PGRCC.
LEITE, L.; MATOS, J. "Revisão bibliográfica: reutilização de resíduos da construção e demolição na indústria da construção civil." Revista Cerâmica, São Paulo, v. 61, n. 358, p. 178-189, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ce/a/8v5cGYtby3Xm3Snd6NjNdtQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 09 dez. 2022.