Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AS DISCUSSÕES ENTRE MEIO AMBIENTE E DESEMPENHO FINANCEIRO NAS ORGANIZAÇÕES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Meio Ambiente, Performance Financeira, Produção Ci
Environment, Financial Performance, Scientific Pro

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Marcos Filho Lima Bastos
Universidade Federal Rural do Semi Arido. - UFERSA - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
2 - Ana Paula Perlin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
3 - Clandia Maffini Gomes

Reumo

A relação dicotômica, estabelecida entre o homem e a natureza, marcada pela visão antropocêntrica de que a natureza existe para atender às satisfações humanas, constitui a essência histórica da consciência e do processo de estruturação organizacional. Esta visão de mundo, que não prioriza o meio ecológico e incentiva a produção e consumo desenfreado, tem gerado consequências significativas para o meio ambiente (Pereira; Machado, 2022)
Seguindo o exposto e, considerando que é necessário a ampliação das discussões sobre a relação entre meio ambiente e desempenho financeiro e que estas não se restringem somente ao contexto nacional, define-se como objetivo desta pesquisa, analisar a produção internacional sobre a relação entre meio ambiente e o desempenho econômico-financeiro. Para atingir esse objetivo, serão utilizados indicadores bibliométricos fornecidos pela plataforma Web of Science, compreendendo o recorte temporal de 2013 a 2022.
Em consonância com as afirmações de alguns pesquisadores, de que as sociedades valorizam a orientação socioambiental das empresas, constituindo, desta forma, fator de competitividade, estudos recentes trouxeram confirmações acerca da influência positiva dos investimentos em meio ambiente no desempenho financeiro das organizações. No entanto, há pesquisas que evidenciam relações de pouca significância entre os construtos, ou, até mesmo a não existência de relação entre o desempenho econômico-financeiro das organizações com seus investimentos em prol da pauta sustentável (Degenhart et al., 2023)
Para condução e operacionalização do estudo, foi realizado uma pesquisa bibliométrica, a qual de acordo com Silva (2004) é um método adequado e comum para analisar a atividade científica ou técnica por meio do estudo quantitativo das publicações. A base de dados utilizada foi a Web of Science, sendo selecionados somente artigos. As expressões utilizadas na busca foram “environmental” and “financial performance”, a pesquisa considerou publicações com ambas as expressões no título, a busca apresentou 227 resultados.
Com base no supracitado é possível elencar algumas das principais preocupações dos autores ao tratar sobre a relação entre o financeiro e o ambiental no contexto empresarial. Dentre elas, a lucratividade, o valor de mercado, as práticas integradas de Environmental, Social and Governance (ESG), a natureza da relação, a cadeia de abastecimentos verdes, as pressões organizacionais e a relação com os stakeholders. De forma geral, o debate circunda as múltiplas variáveis que integram a análise macro entre o desempenho financeiro e o desempenho ambiental das organizações.
Os países que mais publicaram sobre a temática foram a China, a Inglaterra e Estados Unidos. Então foram definidos 20 termos para identificação de hot topics relacionados à pesquisa, foram identificados “innovation”, industry”, “Sustainable Development”, “risk”, “Corporate Sustainability” e “Competitiveness”. Por fim, foram relacionadas as quantidades de artigos que apresentam contribuições para os ODS, com destaque para o ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura, com oito publicações, e do ODS 13 – Ações contra a mudança global do clima, com sete publicações.
DEGENHART, L. ZONATTO, V. C. S. CEPILLO, V. GIEHL, W. N. Efeitos da competitividade de mercado na relação entre responsabilidade social corporativa e desempenho. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 42, n. 1, p. 69-86, 2023. PEREIRA, J. J. MACHADO, F. C. L. Dicotomia entre o homem e a natureza: A noção de modernidade e colonialidade como projeto estruturante da crise ecológica. XI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD, online, maio de 2022.