Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DO GRAU DE MATURIDADE EM GESTÃO DA INOVAÇÃO EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO NO RIO GRANDE DO SUL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Coop. crédito;Inovação tec; Indic
Credit Cooperatives; Technological Innovation; Inn

Área

Inovação

Tema

Gestão da Inovação, da Tecnologia e da Propriedade Intelectual

Autores

Nome
1 - Angela Brancher
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Sertão - Campus Sertão
2 - Raquel Breitenbach
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Erechim - Sertão

Reumo

As cooperativas de crédito são empresas autônomas e democráticas, administradas pelos próprios membros, que se unem voluntariamente para atender às suas necessidades financeiras, sociais e culturais. A inovação é apontada como um fator crucial para o sucesso das organizações, inclusive as cooperativas, considerando a crescente competição no mercado. A gestão eficiente da inovação pode ajudar as cooperativas a identificar novas oportunidades de negócios, melhorar processos internos, aumentar a satisfação dos membros e fortalecer sua posição no mercado.
O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar o grau de maturidade de gestão da inovação nas cooperativas de crédito do Rio Grande do Sul. Este objetivo visa auxiliar as cooperativas e a academia a conhecerem o processo de gestão em inovação e o que pode ser feito para que elas melhorem, a fim de utilizar a inovação como um diferencial estratégico perante seus concorrentes. A pesquisa foi na área de produtos financeiros e processos operacionais.
Porter (1981), por sua vez, apresenta uma definição interessante de inovação, enfatizando a importância de que a inovação seja comercializada para ser considerada como tal. A inovação é uma nova forma de fazer as coisas, introdução de uma novidade que seja capaz de criar valor para o mercado e que possa ser comercializada. Isso pode se dar por meio de melhorias em produtos ou processos já existentes ou pela criação de algo completamente novo (PORTER, 1981).Segundo Reis (2004), a ocorrência de inovação tecnológica requer a introdução de um novo produto, processo ou serviço.
A presente pesquisa utilizou como metodologia de análise, o modelo de autoria de Silva, Hartmann e Reis (2006). Trata-se de um modelo de avaliação da maturidade em gestão da inovação em empresas, que tem como objetivo fornecer uma visão abrangente da capacidade de inovação da empresa em diferentes áreas. O fator da escolha pela metodologia de Silva, Hartmann e Reis (2006) para utilizar nesta pesquisa, se dá devido ao seu referencial teórico sólido, embasado nos trabalhos dos principais estudiosos da gestão da inovação e por possibilitar responder os objetivos deste estudo.
Após a análise dos resultados, levando em consideração o grau de maturidade em gestão da inovação em cooperativas de crédito, conclui-se que as quatro cooperativas analisadas estão classificadas como MIN (Medianamente Inovadoras). Ou seja, estão se encaminhando para o processo de inovação, o que sugere que as cooperativas precisam estar mais atentas aos processos de inovação, principalmente em olhar as possíveis parcerias com instituições de ensino para que possam se desenvolver nesta área e se manterem competitivas no mercado. Foram avaliados indicadores individualmente.
das inovações de produtos/serviços e/ou processos. Dada a importância da metodologia, para estudos futuros sugere-se pesquisas com maior número de cooperativas participantes e integrantes da mesma central ou ainda, com cooperativas do mesmo ramo e de diferentes Sistemas. Com isso, seria possível ter um panorama geral do grupo de cooperativas e traçar metas e ações para corrigir debilidades. Ainda, poderiam ser elencadas cooperativas que se destacam na gestão da inovação para servirem de parâmetro para planejamento futuro das demais.
https://doi.org/10.1590/S0103-65132013005000059. Acesso em 16 de abr. de 2023. SILVA, F. G.; HARTMANN, A; REIS, D. R. Avaliação do nível de inovação tecnológica: desenvolvimento e teste de uma metodologia. XXVI ENEGEP. In: Anais... - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de outubro de 2006. Disponível em: http://www.pg.cefetpr.br/ppgep/Ebook/e-book2006/Artigos/12.pdf.. Acesso em 05 de mar. 2023.