Resumo

Título do Artigo

INSTITUIÇÕES SOCIAIS E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O ESTADO DA ARTE DAS PUBLICAÇÕES DA WEB OF SCIENCE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Sustainable Development Goals (SDGs)

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ana Paula Perlin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
2 - ANDREZA RODRIGUES DE ARAUJO
Universidade Federal Rural do Semi Arido. - UFERSA - Mossoró/RN
3 - Marcos Filho Lima Bastos
Universidade Federal Rural do Semi Arido. - UFERSA - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
4 - Clandia Maffini Gomes

Reumo

A implementação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), apresenta um desafio global para todos os países e requer esforço e participação de diversos atores, dentre eles organizações públicas, privadas, não-governamentais, entre outros. No contexto brasileiro, muitos estudos concentram-se em explorar a implementação dos ODS em empresas e indústrias, órgãos públicos e governamentais. No entanto ainda parece ser pouco explorado em nível de organizações que tenham sua orientação pautada nas questões sociais.
Define-se como objetivo deste estudo compreender como as instituições sociais citadas podem contribuir para o cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030.
As organizações sociais, sejam elas organizações não governamentais (ONGs), grupos da sociedade civil ou entidades filantrópicas podem desempenhar um papel importante para os objetivos do desenvolvimento. De acordo com Costa e Serrano (2022), os processos de mudança e o desenvolvimento de capacidades de adaptação exigem, das organizações da economia social, estruturas flexíveis e competências específicas aos seus atores para desenvolver e implementar estratégias de governabilidade sustentáveis.
Pesquisa bibliométrica, a fim de explorar o perfil e a evolução dos estudos relacionados às temáticas. Foram utilizados os operadores boleanos “and” e “or” de maneira a gerar a fórmula: TEMA: ("social business") OR TEMA: ("social entrepise") OR TEMA: ("social organization") OR TEMA (third sector) OR TEMA (non-governmental organizations) AND TEMA: (Sustainable Development Goals). A pesquisa não teve restrição de período de tempo e selecionou apenas publicações completas, resutando em 78 artigos.
A análise dos resultados está dividida em duas seções: a primeira seção se refere aos dados gerais e características do montante de publicações que se referem a organizações com interface social e objetivos do desenvolvimento sustentável, já a segunda seção dos resultados faz uma síntese dos principais procedimentos metodológicos encontrados nas pesquisas.
Os estudos foram, majoritariamente, empíricos e qualitativos. A análise do quantitativo de publicações por ano evidenciou que apenas a partir de 2015 os primeiros estudos a respeito dos construtos, de forma relacionada, foram publicados. A análise da quantidade de publicações por país evidenciou o destaque de países desenvolvidos, sendo estes Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Espanha. No que tange aos 17 ODS, os ODS 3 (saúde e bem-estar), ODS 1 (erradicação da pobreza) e ODS 9 (indústria, inovação e infraestrutura) apresentaram destaque na quantidade de publicações.
AIGNER, D. J.; PESQUEIRA, L. The effects of organizational traits on NGO–Business engagement in Mexico. Sustainability, v. 12, n. 23, p. 10108, 2020. ALPEREN, M. Sustainability Narratives: A Social Constructivist Perspective on Interorganizational Projects. Istanbul Journal of Economics, v. 72, n. 2, p. 1001-1024, 2022. ÁLVARES, L. M. C. ONGs: uma alternativa aos descaminhos do desenvolvimento. Cadernos da Escola do Legislativo-e-ISSN: 2595-4539, v. 5, n. 10, p. 39-62, 2019.