Resumo

Título do Artigo

ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE ANÁLISE DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA MICROEMPRESA DO SETOR TÊXTIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Análise de viabilidade; Microempresa;
Feasibility analysis; Micro enterprise;

Área

Contabilidade e Finanças

Tema

Contabilidade Financeira e Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Gabriel da Silva Pedrolo
Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Santa maria, Rs
2 - Arthur Zago de Mello
3 - Luana Lago Trentin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - santa maria
4 - Fhillip da Silva Teixeira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campos Camobi
5 - Mario Fernando de Mello
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Reumo

A elaboração de um plano de análise de viabilidade eficaz é uma etapa essencial para qualquer empreendedor em busca de transformar uma ideia em uma empresa de sucesso. Esse plano, mais do que um mero documento, serve como uma ferramenta estratégica para orientar a gestão do empreendimento e atrair potenciais investidores. Vale lembrar que um plano de análise de viabilidade não é um documento estático. Ele deve ser constantemente revisado e atualizado, refletindo a evolução da empresa e as mudanças no mercado em que opera. Ao seguir essas diretrizes, o empreendedor estará melhor informado.
Surge o seguinte problema de pesquisa: de que forma um plano de análise de viabilidade pode auxiliar na tomada de decisão na implantação de um novo negócio? Para responder ao problema de pesquisa, o objetivo geral do estudo é elaborar um plano de análise de viabilidade para implementação de uma microempresa do setor têxtil de forma a tornar a decisão de investimento, mais assertiva. Como objetivos específicos: (i) determinar o tempo de produção da confecção das peças de roupas; (ii) identificar os custos de produção; (iii) elaborar uma projeção de vendas; (iv) elaborar um DRE.
Novos empreendimentos, por serem vulneráveis, necessitam de prudência e cautela na organização, conforme apontado por Bernardi (2008). É nesse contexto que surge o plano de análise de viabilidade, que de acordo com Maximiano (2012), não apenas esclarece detalhes sobre o produto ou serviço, as condições operacionais e a estratégia de conquista de mercado, mas também fornece um roteiro adaptável a cada organização. Segundo Mello et al. (2019), os métodos determinísticos de análise de investimentos determinam um investimento viável ou não. Também, analisar cenários é uma etapa indispensável.
O presente estudo desenvolveu-se em cinco etapas a saber: a) Estudo de referências teóricas adequadas ao tema; b) Medida, através de experimentações, dos tempos necessários à fabricação das peças; c) Projeção de três cenários de fabricação das pecas; d) Coleta de dados sobre os investimentos necessários; e) Projeções dos custos e receitas para um período de três anos; f) Análise da viabilidade econômica em razão dos dados coletados e projetados; g) Demonstração dos resultados encontrados. Destaca-se que a análise de viabilidade foi feita usando os métodos determinísticos de análise.
Diante do que os indicadores de viabilidade demonstraram é possível afirmar que o investimento é viável. Essa afirmação depreende das seguintes análises: a) VPL encontrado de R$ 39.996,51, ou seja, VPL de valor positivo significa que o investimento nas condições calculadas, é viável; b) TIR encontrada de 67,54%, ou seja, TIR maior que a TMA estabelecida de 15%, significa que o investimento é viável; c) Payback descontado calculado em 1,72 anos, significa que o retorno do investimento se dará em menos de dois anos o que se considera um tempo interessante para o retorno.
Após a análise dos dados coletados e projetados, ficou evidenciado que o plano de análise de viabilidade, se mostrou favorável a implementação da microempresa, pois os indicadores financeiros analisados, como o VPL e TIR foram positivos. Ainda em relação ao plano financeiro – que pode ser considerado um dos mais importantes dentro de uma organização – foram estipulados os valores referentes a: capital de giro, investimentos em máquinas e equipamentos, investimentos pré-operacionais e demais investimentos necessários para a empresa. As análises feitas demonstraram ser viável o investimento.
BERNARDI, L. A. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. – 1 ed. – 6. reimpr. – São Paulo : Atlas, 2008. BIAGIO, L. A. Plano de negócios: estratégia para micro e pequenas empresas. 2. ed. – Barueri, SP : Manoele, 2012. CASAROTTO FILHO, N. Análise de investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. – 11. ed. – São Paulo : Atlas, 2010. NIELSEN, F. A. G.; OLIVO, R. L. F.; MORILHAS, L. J. Guia prático para elaboração de monografias, dissertações e teses em administração. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.