Resumo

Título do Artigo

CONSTRUÇÃO 4.0 SUSTENTÁVEL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Indústria 4.0. Construção Civil. Sustentabilidade.
Industry 4.0. Civil Construction. Sustainability.

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Cristian Teixeira Marques
ATITUS Educação - Porto Alegre

Reumo

Uma nova estratégia introduzida aos mecanismos de produção vem trazendo uma nova perspectiva para indústria, através da interconexão de recursos, criando fábricas inteligentes com auto otimização dos processos de produção, prometendo cada vez mais eficiência (KAMBLE et al., 2018). Nesse contexto, a 4ª revolução cria um importante vínculo ao conceito de desenvolvimento sustentável, fortemente discutido atualmente pelas organizações. Embora originalmente aplicada à manufatura, a transformação digital na era da Indústria 4.0 está lenta, mas mudando o setor de construção (DALLASEGA et al., 2018).
A alta complexidade da indústria da construção leva a altos níveis de incerteza no setor (OESTERREICH; TEUTEBERG, 2016). Desta forma, atingir um nível de integração e digitalização maior, como se traduz a proposta da indústria 4.0, pode ser um importante passo no alcance de benefícios. Com o crescente interesse em torno da Indústria 4.0, evidencia-se uma carência de revisões sistemáticas acerca da temática relacionando. Sendo assim, este trabalho busca explorar o status da pesquisa nos domínios da Indústria 4.0, sustentabilidade e construção, com base em uma revisão sistemática da literatura.
De acordo com Carvalho et al. (2018), a Indústria 4.0 tem sido considerada uma das principais tendências nos sistemas de produção, com claras implicações para a sustentabilidade nas organizações. A indústria da construção enfrenta obstáculos diferentes do setor manufatureiro, afinal os projetos de construção geralmente são únicos, limitados no tempo, exigem altos graus de personalização e são realizados em diferentes locais. Além disso, devido à sua natureza temporária, faltam especificações completas e padronizadas para processos, materiais, trabalho e equipes (OESTERREICH; TEUTEBERG, 2016).
O presente artigo apresenta uma revisão sistemática construída a partir de uma adaptação do método ProKnow-C. Foi delimitada a questão de pesquisa: Qual o estado da literatura científica internacional sobre o tema indústria 4.0, sua relação com o conceito de desenvolvimento sustentável, e como estes temas vem sendo abordados junto ao setor da construção. Com isso, a metodologia adotou um processo de seis etapas: (1) seleção banco de dados; (2) seleção palavras-chave; (3) critérios de filtragem (inclusão e exclusão); (4) portfólio bibliográfico; (5) revisão bibliométrica; (6) revisão sistêmica.
Este artigo teve como objetivo investigar o estado atual da arte sobre o tema da Indústria 4.0 relacionada a indústria da construção e a sustentabilidade, através de uma Análise de Revisão Sistemática pela metodologia ProKnow-C. 62 artigos foram analisados, indicando que a Indústria 4.0 é uma área emergente com aumento no nº de publicações. A literatura revela que os estudos sobre a Indústria 4.0 focam principalmente em conceitos básicos e teóricos, demonstrando os benefícios e desafios para o setor, as tecnologias relacionadas, e as principais implicações quanto ao uso potencial.
A definição específica do setor para o conceito Industry 4.0 na construção compreende uma infinidade de tecnologias interdisciplinares para permitir a digitalização, automatização e integração dos processos em todas as etapas da cadeia. O estado da arte dessas tecnologias encontra-se em diferentes níveis de maturidade. Por um lado, várias tecnologias já alcançaram maturidade do mercado e estão disponíveis, como o BIM, a computação móvel, e a modularização. Por outro, outras tecnologias ainda estão em fase de formação, quando em aplicações específicas, como a manufatura aditiva e a VR.
CARVALHO, Núbia et al. 10.1016/j.promfg.2018.02.170. DALLASEGA, Patrick; RAUCH, Erwin; LINDER, Christian. http://dx.doi.org/10.1016/j.compind.2018.03.039. KAMBLE, Sachin S.; GUNASEKARAN, Angappa; GAWANKAR, Shradha A. http://dx.doi.org/10.1016/j.psep.2018.05.009. OESTERREICH, Thuy Duong; TEUTEBERG, Frank. http://dx.doi.org/10.1016/j.compind.2016.09.006