Resumo

Título do Artigo

O FENÔMENO DA CO-CRIAÇÃO DE VALOR NO SETOR DAS EMPRESAS SEM-FINS-LUCRATIVOS: UM RESUMO
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Palavras Chave

co-criação de valor; ONGs; sem fins lucrativos
value co-criation; NGOs; nonprofit

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores

Nome
1 - Eduarda da Rosa Porto
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Rio Grande
2 - Ricardo Saraiva Frio
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - ICEAC

Reumo

Organizações sem fins lucrativos (OSFLs) priorizam impacto social, ambiental e comunitário em vez de lucro, resultando em diferenças na co-criação de valor. Beneficiários são usuários finais, mas doadores, voluntários e fornecedores também desempenham papel crucial, criando valor com benefícios diversos.
A co-criação de valor está se tornando cada vez mais importante em organizações do setor social. No contexto das OSFLs, entender suas práticas e estratégias é essencial para compreender como a co-criação de valor se manifesta (LAURISZ, 2019). Essa compreensão pode ser obtida por meio da investigação detalhada das pesquisas conduzidas nessa área em constante evolução. Este resumo tem como objetivo dar uma prévia do estudo feito pela autora sobre o mesmo tema.
A Lógica Dominante de Serviço (SDL) redefiniu valor, enfocando serviços, não apenas produtos. Ela promove co-criação de valor entre fornecedores e clientes, destacando a colaboração contínua e o envolvimento ativo dos clientes em todas as etapas, indo além da produção e consumo. Isso beneficia fornecedores com receitas, lucros e referências. Também se aplica a contextos humanitários, com beneficiários desempenhando papéis de co-criação de valor.
No estudo que originou este resumo, fez-se uma revisão sistemática da literatura, utilizando como bases a Scopus e a Web of Science. Foram utilizados três grupos de palavras-chave, que incluíram os termos: “value co-creation”, “non-governmental organization*”, “civil society organization*” e “non-profit organization*”. O número final de artigos revisados foi de 18.
Confiança é crucial na co-criação entre ONGs e empresas, impactando a colaboração. Empresas motivadas facilitam a co-criação. Relação baseada em confiança, envolvimento e reciprocidade é essencial. Engajar voluntários, apoiando suas motivações, é crucial. Co-criação impulsiona compartilhamento de conhecimento e capital humano. Estratégias de arrecadação enfatizam histórias emocionais para envolver doadores. Experiências de co-criação geram emoções positivas, impulsionando engajamento. Co-criação é vital para soluções inovadoras e benefícios na sociedade.
Este trabalho destaca a co-criação de valor nas organizações sem fins lucrativos (OSFLs). A confiança e a motivação das empresas são cruciais para o sucesso da co-criação. Envolvimento ativo, reciprocidade e relacionamentos duradouros são fundamentais. O engajamento de voluntários é essencial para criar valor social. A co-criação beneficia as OSFLs, promovendo soluções inovadoras e transformação positiva na comunidade.
KLAFKE & DIDONET, 2022; WILLIAMS ET. AL. 2020; LAURISZ, 2019; VARGO & LUSCH, 2004; VARGO & LUSCH, 2006; VARGO & LUSCH, 2008; PAYNE ET AL. 2008; OZDAMAR ET AL. 2022; FERNANDES & MATOS, 2023; FAIT ET AL., 2023; WILLIAMS ET AL., 2020; MATOS & FERNANDES, 2021; KLAFKE ET AL., 2021; KLAFKE & OLIVEIRA, 2022; KLAFKE ET AL., 2023; SHIRAHADA & WILLIAMS, 2023; SINKOVICS ET AL., 2022; DÍAZ-PERDOMO ET AL., 2021;