Resumo

Título do Artigo

DIVERSIDADE E INCLUSÃO NAS ORGANIZAÇÕES: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS E COMPROMISSOS SOCIAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

diversidade; inclusão; gestão de pessoas
diversity; inclusion; human resources

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores

Nome
1 - Eduarda da Rosa Porto
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Rio Grande
2 - Francielle Silva
UFPEL - Universidade Federal de Pelotas - Centro de Ciências Sócio Organizacionais

Reumo

A gestão da diversidade nas organizações promove a inclusão e respeito às diferenças individuais, mas muitos grupos, como negros, deficientes e LGBTQ+, sofrem estigmatização. A gestão da diversidade busca harmonizar essas diferenças, reconhecendo e valorizando a singularidade de cada indivíduo. Essa abordagem visa promover a inclusão social e lidar com variadas diferenças, como valores, crenças e poder, entre os membros da organização. O objetivo deste resumo é discutir a gestão da diversidade e suas complexidades na inclusão de grupos minoritários nas organizações.
Empresas devem valorizar a diversidade, pois traz benefícios como inovação e retenção de talentos. No entanto, políticas formais não são suficientes. É necessário um compromisso genuíno, conscientização, educação, mudanças culturais e práticas eficazes. A diversidade não deve ser apenas uma estratégia de marketing, mas um compromisso com a inclusão social, indo além das formalidades.
Este resumo enfatiza que a gestão da diversidade vai além de políticas formais, exigindo uma mudança cultural genuína. Critica-se o uso da diversidade como estratégia de marketing ou obrigação legal, muitas vezes resultando em políticas cosméticas. No entanto, as conclusões têm limitações de generalização devido à natureza qualitativa da análise de literatura. Pesquisas futuras podem explorar contextos diversos para obter resultados mais abrangentes. O objetivo principal do resumo foi alcançado.
ALVES & GALEÃO-SILVA, 2004 SARAIVA & IRIGARAY, 2009 FERNANDES & BERLATO, 2022 SANTOS, SANTANA & ARRUDA, 2017 OLIVEIRA & ECCEL, 2022 NARDES, GALLON & FRAGA, 2022 ROCHA-DE-OLIVEIRA, PICCININI & BITENCOURT, 2012 SANTOS & BRAZ, 2018