Resumo

Título do Artigo

REFLEXÕES SOBRE MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Negócios Sustentáveis. Organizações Híbridas.
Sustainable Business. Hybrid Organizations.

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ana Claudia Wecker
Universidade Feevale - Campus II
2 - Cristiane Froehlich
Universidade Feevale - Mestrado Acadêmico em Administração

Reumo

Objetivo da pesquisa busca refletir sobre as características de modelos de negócios sustentáveis elencados pela literatura acadêmica. Para atender a demanda da sustentabilidade, a literatura reconhece que o modelo de negócio sustentável possui importante potencial no enfrentamento de desafios a longo prazo (FOSS; SAEBI, 2017; LAASCH, 2018), sendo este um desafio a ser percorrido.
Como contribuições teóricas, a pesquisa avança nas reflexões sobre um enfoque que ainda necessita ser mais explorado. Quanto às contribuições gerenciais, o estudo serve como incentivo para as práticas de sustentabilidade nas organizações, sendo necessário o estímulo diante dos impactos causados pela população no Brasil.
Esta pesquisa buscou refletir sobre as características de modelos de negócios sustentáveis elencados pela literatura acadêmica, que são: resolução de problemas socioambientais; certificação; relações com os stakeholders; lideranças; indicadores e metas de sustentabilidade.
ALONSO-MARTINEZ, Daniel; MARCHI, Valentina de; MARIA, Eleonora di. The sustainability performances of sustainable business models. Journal of Cleaner Production, v. 323, p. 129-145, 2021. BIANCHI, Constanza; REYES, Valentina; DEVENIN, Veronica. Consumer motivations to purchase from benefit corporations (B Corps). Corporate Social Responsibility and Environmental Management, v. 27, n. 3, p. 1445-1453, 2020. BOCKEN, Nancy M. P.; SHORT, Samuel W. Unsustainable business models: recognising and resolving institutionalised social and environmental harm. Journal of Cleaner Production, v. 312, 2021.