Resumo

Título do Artigo

LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL E LOGÍSTICA REVERSA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NOS ANAIS DO ENGEMA DE 2014 A 2022
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Logística Sustentável, Logística Reversa, ENGEMA
Sustainable Logistics, Reverse Logistics, ENGEMA

Área

Sustentabilidade

Tema

Operações, Cadeia de Suprimento e Logística Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Jhonata Felipe Souza dos Santos
2 - MURILO DE ALENCAR SOUZA OLIVEIRA
FRASCE - Faculdades Reunidas daASCE - Curso de Administração

Reumo

A logística é campo recente da gestão integrada, muito importante para gerar valor, exercida por empresas e indivíduos envolvidos com transporte, armazenagem e organização. A logística é um campo muito relacionado à sustentabilidade, pois visa reduzir a quantidade de resíduos sólidos no meio ambiente, minimizando o uso de recursos naturais e devolvendo-os ao setor produtivo para reaproveitamento e/ou eliminação. As principais razões da implantação de práticas de logística sustentável e logística reversa nas organizações empresariais consistem em questões legais e de sustentabilidade ambiental.
Problema - evolução de artigos sobre Logística Sustentável e Logística Reversa no ENGEMA. Objetivo geral - identificar a evolução de artigos sobre Logística Sustentável e Logística Reversa nos anais do ENGEMA. Objetivos específicos: a) efetuar revisão bibliográfica sobre Logística, Gestão Socioambiental e ENGEMA; b) identificar artigos sobre Logística Sustentável e Logística Reversa na área temática de ‘Operações Sustentáveis e Economia Circular’ nos anais do ENGEMA de 2014 a 2022; c) levantar as características bibliométricas dos artigos de Logística Sustentável e Logística Reversa no ENGEMA
A logística evoluiu e está inter-relacionada com outras áreas da administração, agregando valor aos produtos, e gerando satisfação aos consumidores e aumento da vantagem competitiva. Objetiva identificar a melhor metodologia para ser utilizada, de modo a gerar valor aos clientes quando o produto é entregue no tempo e lugar de consumo (Ballou, 2009). A logística sustentável tornou-se ferramenta para busca da vantagem competitiva, sendo entendida como fator importante para o negócio, ao se beneficiar da vantagem de custos e valor que a sustentabilidade agrega aos produtos (Christopher, 2022).
O estudo foi definido como de natureza aplicado e com objetivos exploratórios, por meio de análise qualitativa, sendo dividido em duas etapas de pesquisa e coleta de dados (realizadas de abril a junho de 2023) - pesquisa bibliográfica (em periódicos, livros, dissertações, home-pages e documentos normativos no Google Acadêmico) e análise bibliométrica (identificação dos artigos sobre Logística Reversa e Logística Sustentável aprovados na área temática de ‘Operações Sustentáveis e Economia Circular’, constantes nos anais do ENGEMA de 2014 a 2022).
A amostra de pesquisa foi de 58 artigos (16,25%) dentre 357 aprovados na área de ‘Operações Sustentáveis e Economia Circular’. A maioria com abordagem qualitativa - 74,14%, uso do ‘Estudo de Caso’ - 27,58% e ‘Pesquisa Bibliográfica’ - 22,41% como principais métodos. 58,5% das pesquisas tiveram participação dos 12 autores com mais de uma publicação no período analisado, dentre 137 no total. Conclui-se que 91% dos pesquisadores publicaram apenas uma vez sobre os temas no período, e foi observada uma possível queda de interesse nesses tipos de pesquisas e temas no decorrer dos anos.
Conclui-se que foi observada uma possível queda de interesse nas pesquisas sobre Logística Reversa e Logística Sustentável no decorrer dos anos. Portanto, são necessários estudos que tratam de análises das contribuições e dos esforços no setor da produção das organizações empresariais, que busquem minimizar os altos níveis de produção e de consumo no contexto atual do país. Contribuição gerada - entende-se a relevância dos temas da Logística Reversa e Logística Sustentável para a gestão organizacional demonstrada mediante pesquisas divulgadas no ENGEMA.
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. Bookman, 2009. CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Cengage Learning, 2022. CHRISTOFI, Andreas; CHRISTOFI, Petros; SISAYE, Seleshi. Corporate sustainability: historical development and reporting practices. Management Research Review, v. 35, n. 2, p. 157-172, 2012. LACERDA, Leonardo. Logística reversa: uma visão sobre os conceitos básicos e as práticas operacionais. RJ: COPPEAD/UFRJ, v. 6, 2002. LEITE, Paulo R. Logística reversa: sustentabilidade e competitividade. Saraiva, 2017