Resumo

Título do Artigo

Desvendando o empreendedorismo digital acadêmico no Instagram: Transformando o saber em oportunidade de negócio
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empreendedorismo Digital. Mentoria Acadêmica.
Entrepreneurship Digital. Academic Mentoring

Área

Inovação

Tema

Empreendedorismo Inovador

Autores

Nome
1 - Katia Cilene Florindo da Silva
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento
2 - Marcelo Braganca Hillal
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
3 - Kathiane Benedetti Corso
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento

Reumo

O empreendedorismo digital tem despertado o interesse de profissionais da área acadêmica como professores e doutorandos, estimulando-os a utilizarem a capacidade que possuem de influenciar o comportamento do indivíduo por meio de sua expertise em uma determinada área do conhecimento ou em temas específicos. Nesse sentido, profissionais da área acadêmica considerados expert em diferentes saberes estão capacitados a influenciar indivíduos através do conhecimento.
Problemática: Como se dá a atuação do empreendedor digital da área acadêmica nas redes sociais? Objetivo geral: Compreender a atuação do empreendedor digital da área acadêmica nas redes sociais. Objetivos específicos: a) Mapear o perfil dos empreendedores digitais da área acadêmica nas redes sociais; b) Compreender como os empreendedores digitais da área acadêmica obtém rentabilidade nas redes sociais; c) Identificar as motivações que levam acadêmicos a empreenderem digitalmente nas redes sociais.
O empreendedorismo digital é uma possibilidade de trabalho acessível a muitas pessoas, pois permite, a um custo baixo, o surgimento de empreendimentos digitais. O empreendedorismo alinhado ao uso das tecnologias digitais tem o potencial para promover o crescimento e o desenvolvimento de negócios digitais e consequentemente o crescimento e o desenvolvimento econômico. O empreendedorismo digital permite que qualquer pessoa com acesso às tecnologias digitais, consiga empreender utilizando apenas um notebook, tablet ou celular (SANTOS et al, 2021).
Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, tendo como estratégia de pesquisa o método narrativo, como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada e como técnica de análise de dados a análise interpretativa.
A entrevistada (E5) relatou que o público acadêmico é muito grande e mesmo com o aumento de empreendedores digitais da área acadêmica nos últimos três anos, ainda assim não se consegue atender todo mundo porque a demanda pelas mentorias acadêmicas é muito grande. Por fim, as entrevistadas mencionaram a importância do empreendedor digital da área acadêmica possuir formação e qualificação suficiente para atuar nesse meio, de preferência mestrado e/ou doutorado, pois se trabalha diretamente com pesquisa científica.
Este estudo contribui por ser um dos estudos pioneiros a abordar a temática do empreendedorismo digital acadêmico, visto que ao pesquisar nas bases teóricas Web of Science, Scopus, SCIELO, SPELL e Google Acadêmico, não foram encontrados estudos específicos sobre o tema. Desta forma, este estudo contribui com a literatura fornecendo uma base teórica acerca das motivações, dos benefícios, dos retornos financeiros, dos desafios e dos riscos que envolvem o empreendedorismo digital acadêmico. Sugere-se uma pesquisa qualitativa que analise as habilidades e competências das empreendedoras digitais.
ROCHA, L. F. P. “Como ganhar dinheiro na internet?”: A construção da carreira do empreendedor digital. 2021. 82 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Departamento de Administração, Pontifícia Universidade Católica Rio de Janeiro, 2021. BORGES, C. B. Que histórias eles contam? Narrativas de professores influencers nas redes sociais. 2023. 163 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2023.