Resumo

Título do Artigo

Ecoinovação e Pintec: uma revisão bibliométrica 2000-2023
Abrir Arquivo

Palavras Chave

ecoinovação, pintec, revisão bibliométrica
ecoinnovation, pintec, bibliometric review

Área

Inovação

Tema

Temas Emergentes em Inovação

Autores

Nome
1 - Débora Aparecida Carrer
Universidade Federal de Viçosa - UFV
2 - Elaine Aparecida Fernandes

Reumo

O tema sustentabilidade aparece cada vez mais vinculado a competitividade empresarial. A mesma autora aponta para o aumento de artigos com o tema a partir de 2010, devido a fatores como competitividade, recursos, capabilities e vantagem competitiva. Temas como sustentabilidade empresarial, tecnologia ambiental e ecoinovação ganham abrangência conforme interesses em capacidades dinâmica, organizacionais e estratégicas crescem nas áreas de pesquisa. A possibilidade de visualizar a crescente pesquisa sobre os temas pode ser realizada através da revisão bibliométrica (MARQUES, 2017).
Para a construção desta revisão, primeiramente, busca-se os artigos que compõem a base de dados. Após a escolha das palavras-chave, introduz-se as palavras às plataformas de pesquisa mais conhecidas. Como palavras-chave, utiliza-se: ecoinovação, eco-innovation, green innovation, inovação ambiental e PINTEC. A escolha destas é respaldada no trabalho de Barbieri e Santos (2018), que utilizaram innovation, green innovation e innovation sustainable como palavras-chave e focaram sua análise em trabalhos qualitativos sobre ecoinovação.
A análise bibliométrica é uma técnica quantitativa das produções de conhecimento e tem como objetivo acompanhar o desenvolver de diversas áreas científicas, publicações, autores e investigações. Segundo Lopes et al. (2012), uma revisão bibliométrica pode avaliar indicadores de qualidade científica (avaliação do conteúdo), de atividade científica (números de trabalhos e publicações, assim como produtividade de autores), impacto científico (podendo ser impacto de trabalho com números de citações e impacto da fonte com impacto de revistas), e associação de temas (análise de citações e referências
As plataformas escolhidas foram a Scielo e o Scopus. Em sequência, investiga-se os artigos e seleciona-se os que mais colaboram com este estudo. Dado que a PINTEC surgiu no início do ano 2000, optou-se por incluir um filtro de tempo para que a análise se iniciasse neste ano e terminasse em 2023. Após análise das bases de dados Scielo e Scopus, definiu-se que as palavras-chave utilizadas para a pesquisa na base de dados Web of Science seriam ecoinnovation e eco-innovation. Quando afunila-se e analisa-se somente a variável PINTEC* e coloca-se um único documento e uma única citação por país.
A plataforma Scopus, quando pesquisada a palavra-chave ecoinovação, aparecem oito publicações no período analisado. Quando buscada a palavra-chave ecoinnovation, o ano com mais publicações foi o de 2021, com 66 publicações na área para um total de 420 publicações com o tema. O termo eco-innovation teve 1.882 publicações enquanto green innovation foi a palavra-chave com maior número de publicações, entre os anos de 2000 e 2023, com 14.035 ocorrências. Inovação ambiental, em contrapartida, é a palavra-chave com menor número de publicações, apenas 17. A palavra PINTEC tem total de 61 publicações.
Através de uma revisão bibliométrica podemos observar que o tema ecoinovação apesar de novo é crescente mundialmente. O tema em conjunto com a Pintec cresce no Brasil se mostrando uma área de pesquisa recente e próspera. Os países que mais pesquisaram sobre ecoinovação são China, Coréia do Sul e Inglaterra, enquanto o Brasil lidera as pesquisas sobre Pintec, que é uma base de dados brasileira. As organizações brasileiras que mais pesquisar sobre ecoinovação foram: UNICAMP, UFRJ e USP.
BARBIERI, R.; SANTOS, D. F. L. Fatores direcionadores a Ecoinovacao empresarial: uma revisao sistematica da literatura. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 9, n. 1, p. 47-63, 2018. https://doi.org/10.13059/racef.v9i1.509 LOPES, S. C. et al. A bibliometria e a avaliação da produção científica: indicadores e ferramentas. In: Actas do congresso Nacional de bibliotecários, arquivistas e documentalistas. Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/10071/6513 MARQUES, L. S. et al. A pesquisa em es