Resumo

Título do Artigo

A Sustentabilidade no Ensino dos Programas de Pós-graduação: uma análise dos PPGs de Administração e Ciências Contábeis
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sustentabilidade, Ensino Superior, Disciplinas
Sustainability, Higher Education, Subjects

Área

Contabilidade e Finanças

Tema

Temas Emergentes em Contabilidade

Autores

Nome
1 - Lidiane Medeiros Pasche
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis
2 - CARINA SEVERO DA SILVA CECHIN FAGUNDES
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
3 - LUCAS VEIGA AVILA
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Cachoeira do Sul
4 - maria laura pereira velho
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

Nos programas de pós-graduação o ensino para a sustentabilidade angariou oportunidades a partir da sua importância na formação de profissionais que irão atuar na ciência e no mercado empresarial de alta performance.
O artigo tem como objetivo verificar como a sustentabilidade está inserida nos Planos de Ensino dos Cursos de Mestrado e Doutorado em administração e ciências contábeis das IES credenciadas na Capes.
Em geral os estudos sobre sustentabilidade no contexto da educação, analisam apenas as produções sobre o tema (CARDOSO et al., 2022), sem se preocupar com a estrutura curricular disponibilizada aos acadêmicos para a efetiva produção. Este estudo avança ao investigar a presença e a abordagem do ensino para a sustentabilidade nos programas de pós-graduação em administração e ciências contábeis reconhecidos pela CAPES.
A coleta de dados foi realizada a partir de um protocolo nos sítios eletrônicos dos cursos, selecionando as seguintes variáveis: disciplinas ofertadas, regiões abrangidas, conceitos e obrigatoriedade. Os dados foram organizados em uma planilha e tratados com base em uma análise descritiva de frequência.
Constatou-se que o curso de administração é o que que mais oferece disciplinas para sustentabilidade totalizando 73% no mestrado e 79% no doutorado, destas disciplinas mais de 50% são eletivas e bem específicas de cada IES, resultando numa menor reincidência de temas peculiares, como contabilidade sustentável que é encontrado em apenas seis instituições do país.
As IES são espaços ideais para a implementação do desenvolvimento sustentável, seja por meio do ensino formando capital humano, da pesquisa socializando os conhecimentos adquiridos e sobretudo por meio da extensão formando um elo com a comunidade e promovendo o comprometimento de todos em todas as esferas.
ACEVEDO-DUQUE, Á.; JIMÉNEZ-BUCAREY, C.; PRADO-SABIDO, T.; FERNÁNDEZ-MANTILLA, M, M.; MERINO-FLORES, I.; IZQUIERDO-MARÍN, S. S.; VALLE-PALOMINO, N. Education for Sustainable Development: challenges for postgraduate programmes. International Journal Of Environmental Research And Public Health, v. 20, n. 3, p. 1759, 2023. AGENDA 2030. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: http://www.agenda2030.com.br/sobre/. Acesso em: 22 de julho de 2023.