Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE UM ÍNDICE DE PROPENSÃO À SUCESSÃO (IPS) DAS PROPRIEDADES RURAIS UTILIZANDO SISTEMAS DE FUZZY
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sucessão geracional. Desenvolvimento rural.
Generational succession. Rural development.

Área

Agronegócio

Tema

Gestão no Agronegócio

Autores

Nome
1 - Mariele Boscardin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Palmeira das Missões
2 - SIBELE VASCONCELOS DE OLIVEIRA
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Economia e Relações Internacionais
3 - Andrea Cristina Dorr

Reumo

A sucessão das propriedades rurais refere-se a um processo de controle gerencial, durante o qual tanto os ativos físicos quanto os ativos intangíveis são transferidos entre gerações (WHEELER et al., 2012). Para Foguessato et al. (2020), a sucessão representa a renovação da agricultura, proporcionando a continuidade das atividades e a transição para as gerações futuras. Por suas especificidades, o processo de sucessão acaba por ser uma fase desafiadora, com implicações tanto para as entidades agrícolas individuais quanto para a viabilidade a longo prazo das propriedades rurais.
O problema de pesquisa é: quais fatores são determinantes sobre o processo de sucessão geracional dos empreendimentos agrícolas? Assim, o objetivo do estudo foi propor um modelo conceitual de representação da propensão das propriedades rurais a serem sucedidas, a partir da exploração dos aspectos subjetivos que são inerentes ao processo de sucessão, utilizando sistemas de fuzzy.
Diversos pesquisadores têm se dedicado a explorar a temática da sucessão sob diferentes abordagens e aspectos. Embora análises abrangentes estejam disponíveis (por exemplo, BERTONI; CAVICCHIOLI, 2016; RODRIGUEZ LIZANO et al., 2020), são raros os estudos realizados com foco na modelagem matemática do fenômeno da sucessão. Abdala (2022) comenta que a sucessão é um processo construído socialmente, que inclui a preparação do sucessor para atender a expectativa da empresa familiar.
Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, em que foram elencados alguns dos principais fatores que influenciam na sucessão, agrupados em cinco dimensões: Perfil dos pais; Estilos Parentais; Perfil das propriedades rurais; Perfil dos sucessores e Relações Familiares. As variáveis de saída (outputs) dos sistemas de inferência que representam as cinco supracitadas dimensões compõem o sistema de inferência do nível principal, que estima o Índice de Propensão à Sucessão (IPS). Para fins de experimentação do modelo conceitual de representação do IPS, foi realizado um estudo com 87 sujeitos.
A operacionalização do sistema de inferência fuzzy permitiu evidenciar um IPS médio da amostra (5,49). Além disso, no IPS perfil das propriedades rurais obteve-se a menor média (3,30), ou seja, trata-se da dimensão com menor propensão a sucessão (baixa). Esta dimensão agrega os fatores, renda, tamanho da propriedade, distância e diversificação. Por outro lado, o IPS estilos parentais apresentaram a maior média (7,43), sendo considerado um alto IPS. A despeito dos limites do tamanho amostral, os resultados do estudo sinalizam para a necessidade de ações institucionais pró-desenvolvimento rural.
Em síntese, entende-se que formuladores de políticas públicas devem ter o compromisso de incentivo à permanência dos jovens no meio rural, intensificando ações com vistas a criação de oportunidades de geração de trabalho e renda no campo, seja por meio de estímulos ao acesso à terra, à diversificação produtiva, realização de melhorias nos serviços públicos oferecidos à população rural, entre outros.
ABDALA, R. G.; BINOTTO, E.; BORGES, J. A. R. Sucessão familiar rural: evidências da capacidade absortiva, capital social e aspectos socioeconômicos. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 60, n. 4, 2022. BERTONI, D.; CAVICCHIOLI, D. Process description, qualitative analysis and causal relationships in farm succession. CAB Reviews− Perspectives in Agriculture Veterinary Science Nutrition and Natural Resources, 1-11. 2016. FOGUESATTO, C. R. et al. Will I have a potential successor? Factors influencing family farming succession in Brazil. Land Use Policy. v. 97, 104643, 2020.