Resumo

Título do Artigo

A INTERNACIONALIZAÇÃO DO SETOR VITIVINÍCOLA DO RIO GRANDE DO SUL: QUAIS RECURSOS IMPORTAM?
Abrir Arquivo

Palavras Chave

internacionalização; visão baseada em recursos; visão relacional; vitivinicultura; Rio Grande do Sul
internationalization; resource-based view; relational view; viticulture; Rio Grande do Sul

Área

Estratégia

Tema

Estratégia de Inserção Internacional

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Maíra Nunes Piveta
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas - CCSH
2 - Flavia Luciane Scherer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
3 - Aletéia de Moura Carpes
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
4 - Nathália Rigui Trindade
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de pós graduação em administração
5 - Fernando Gazzoni
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Reumo

O processo de internacionalização requer das empresas diversos fatores que as qualifiquem a ingressar com sucesso em mercados internacionais, os recursos constituem-se num destes. O setor vitivinícola brasileiro, que concentra a maior parte da sua produção no Rio Grande do Sul (RS), se destaca por meio do seu crescimento na participação mundial no mercado de vinhos e derivados. Ademais, observa-se uma tendência na formação de projetos setoriais integrados (PSI). O objetivo desta pesquisa é descrever os recursos da indústria vitivinícola e do PSI Wines of Brasil e analisar a sua importância na internacionalização deste setor no RS. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os principais recursos identificados foram o terroir, indicações geográficas, concentração de cursos de diversos níveis e o grande número de instituições de pesquisa e fomento e; a detenção de informações e o conhecimento centralizados pelo PSI.
The internationalization process requires companies to have several factors that qualify them to successfully enter international markets, the resources constitute one of these. The Brazilian wine sector, which concentrates most of its production in Rio Grande do Sul (RS), stands out through its growth in the global participation in the wine and derivatives market. In Addition, there is a tendency in the formation of integrated sectoral projects (PSI). The aim of this research is to describe the resources of the wine industry and the PSI Wines of Brazil and to analyze its importance in the internationalization of this sector in RS. The study was conducted through a descriptive research with a qualitative approach. The main resources identified were terroir, geographic indications, concentration of courses at various levels and the large number of research and promotion institutions; The detention of information and knowledge centered by the PSI.