Resumo

Título do Artigo

CONSTRUÇÃO DE CAPACIDADES PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PROPOSIÇÃO DA ESCALA DE COMPETÊNCIAS PARA A SUSTENTABILIDADE (ECS)
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Competências; Sustentabilidade; Universidades.
Competences; Skills; Sustainability; Universities.

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Valéria Garlet
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
2 - Thiago Antônio Beuron
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Dom Pedrito
3 - lUCAS VEIGA AVILA
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Cachoeira do Sul
4 - Laércio André Gassen Balsan
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
5 - Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga
-

Reumo

Diferentes correntes e eventos tem destacado o desenvolvimento de competências para a sustentabilidade como uma forma de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de agentes transformadores para uma sociedade mais sustentável. Este estudo teve por objetivo a construção e validação da Escala de Competências para a Sustentabilidade (ECS). Para tanto, diversos itens foram elaborados para o desenvolvimento do instrumento, bem como, foram compilados itens desenvolvidos por autores amplamente citados na literatura internacional e nacional. Após análise do conteúdo dos itens, análise dos especialistas, análise semântica e pré-teste a versão preliminar do instrumento foi aplicada a uma amostra de 509 respondentes. Na análise dos dados realizou-se análise fatorial que revelou dois fatores: planejamento estratégico para a sustentabilidade (5 itens, explicando 50,39% da variância, alfa = 0,839) e valorização da sustentabilidade (5 itens, 12,44% da variância, alfa = 0,850). Juntos, os dois fatores explicaram 61,15 % da variância total do construto. Os 10 itens apresentam consistência constitutiva e operacional sendo que os resultados demonstraram validade de construto com bons índices de fidedignidade, boa carga fatorial e bons índices de ajustes do modelo.
Different currents and events have the development of competences for sustainability as a way to reach the Sustainable Development Goals (SDGs) through transforming agents for a more sustainable society. This study aimed to construct and validate the Sustainability Competences Scale (ECS). Therefore, several items were elaborated for the instrument development, as well as items activated by authors widely cited in the international and national literature. After item content analysis, expert analysis, semantic analysis and pretest, the preliminary version of the instrument was applied to a sample of 509 participants. In the analysis of the analyzed data, we analyzed the determining factors that revealed two factors: strategic planning for sustainability (5 items, explaining 50.39% of variation, alpha = 0.839) and valuing sustainability (5 items, 12.44% of variation). , alpha = 0.850). Together, the two factors explained 61.15% of the total construction variation. The 10 items have constitutive and operational consistency, and the results shown are valid for construction with good reliability indexes, good factor load and good model fit rates.