Produção, Cadeia de Suprimento e Logística Sustentável
Autores
Nome
1 - Ana Carolina Cozza Josende da Silva Universidade Franciscana - UFN - Santa Maria
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
2 - Lais Baldicera Londero -
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
3 - Renata Coradini Bianchi Universidade Franciscana - UFN - Curso de Administração
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
4 - Juliana Andréia Rüdell Boligon Universidade Franciscana - UFN - Curso de Administração
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
5 - Vinícius Radetzke da Silva Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Reumo
A logística 4.0 está ligada ao alto nível de automatização dos processos, a digitalização das atividades, a agilidade no compartilhamento de informações e até mesmo a utilização de mecanismos robóticos para tornar a gestão da empresa cada vez mais eficiente. O maior impacto causado será uma mudança que afetará o mercado como um todo: a criação de novos modelos de negócio. Em um mercado cada vez mais exigente, as empresas, em sua maioria, procuram integrar ao produto necessidades e preferências específicas de cada cliente O presente artigo apresenta os conhecimentos teóricos e um estudo de caso acerca dos impactos gerados pela logística 4.0 em uma empresa do ramo agrícola, localizada em Cambé, no Paraná. O estudo de caso identificou que a empresa em estudo vem inserindo gradativamente alguns dos processos da logística 4.0 ao decorrer do seu programa de ampliação da área produtiva. Os fatores que se identificaram para a implementação dos processos foi a expansão da unidade de produção, aumento do mix dos produtos comercializados, aumento da participação no mercado interno e externo, implantação de um novo sistema integrado de gestão empresarial e do ganho de produtividade gerado.
Logistics 4.0 is linked to the high level of process automation, digitization of activities, agility in information sharing and even the use of robotic mechanisms to make business management increasingly efficient. The biggest impact will be a change that will affect the market as a whole: the creation of new business models. In an increasingly demanding market, most companies seek to integrate specific customer needs and preferences into the product. This paper presents the theoretical knowledge and a case study about the impacts generated by logistics 4.0 on a branch company. located in Cambé, Paraná. The case study identified that the company under study has been gradually inserting some of the logistics 4.0 processes during its productive area expansion program. The factors that were identified for the implementation of the processes were the expansion of the production unit, increase in the mix of products sold, increase in the domestic and foreign market share, implementation of a new integrated business management system and the productivity gain generated.