Resumo

Título do Artigo

A influência da Comunicação Interna na Administração de uma Empresa.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Comunicação. Interna. Organização.
Communication. Internal. Organization

Área

Inovação

Tema

Gestão da Inovação, da Tecnologia e da Propriedade Intelectual

Autores

Nome
1 - Naiara Soares Barreto da Silva
universidade do estado da bahia - Campus XVI

Reumo

A comunicação é fator importante nas organizações influenciando na empresa através dos fluxos de informações dos respectivos comunicados e avisos, necessitando mantê-lo constante em seu interior, sendo fundamental um aperfeiçoamento, para que a haja a efetividade na empresa, sendo necessidade de métodos eficaz da comunicação, as sendo transparente para que surge os mal-entendidos.
As empresas que visam a eficiência e a eficácia, necessitam identificar onde estão ocorrendo os ruídos na comunicação interna de um determinado estabelecimento, será que esses ruídos poderão interferir nos resultados da organização?
A comunicação é uma troca de informação entre duas ou mais pessoas, ocorrendo a transmissão de informação e conhecimentos possibilitando o diálogo, as informações são transmitidas para o entendimento da mensagem contribuindo para o aprendizado, como afirma Robbins (2002) que a comunicação refere se a transferência e compreensão da mensagem
Nessa pesquisa, optou-se por fazer um levantamento bibliográfico para obter uma base científica tendo como referencial teórico artigos científicos, teses e dissertações, livros que abordam o tema. A partir do levantamento bibliográfico houve o desenvolvimento com técnicas de pesquisa qualitativa, com natureza de pesquisa aplicada. O estudo buscou alcançar informações e conhecimento, para identificar e analisar os reflexos da comunicação interna em uma empresa.
. Canais com maior estabilidade: E-mail (69,9%), Mural Impresso (43,4%), Gestor Imediato (35,8%)a comunicação interna no Brasil em 2021, realizaram a 5ª edição da nossa Pesquisa de Tendências, mais de 175 empresas de diversos portes e segmentos participaram do estudo. Canais com maior estabilidade: E-mail (78,9%), Alta Liderança (48,6%), em2022 os canais com mais estabilidade são, o e-mail (83%), a intranet e em 2023Segundo os participantes, respectivamente com 76% e 75%, Canais formais Internos e gestores imediatos.
A comunicação é responsável pela condução de serviços no interior e das organizações a evolução ao longo do tempo, em 2003 que seu principal meio era o jornal impresso e a revista, os gestores estão investindo em comunicação interna para um aperfeiçoamento e uma consistência nas informações, as estratégias para manter o fluxo coeso das informações em seu interior, para haver a efetividade sendo necessário um esforço de quem está à frente da equipe.
ABERJE, editorial. Comunicação interna: a força das empresas, volume 1/ Paulo Nassar, org.. —São Paulo: ABERJE, 2003. AÇÃO INTEGRADA, ABERJE. Pesquisa Tendência em Comunicação interna 2023. Disponível em: .Acesso em 29/08/2023. AÇÃO INTEGRADA, ABERJE. Pesquisa Tendências em Comunicação Interna. Disponívelem:. Acesso em 02/09/2023.