Resumo

Título do Artigo

UMA PROPOSTA CRIATIVA E INOVADORA PARA CONTRIBUIR NA GESTÃO DO LIXO NO MEIO URBANO DE SÃO BORJA - RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sustentabilidade, cidade inteligente, tecnologia
Sustainability, smart city, technology

Área

Sustentabilidade

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Daiane Streb dos Santos de Oliveira
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - São borja
2 - Carolina Charão dos Santos
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - São Borja
3 - Luísa Gabriela Schmitt
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - São Borja
4 - Raffaela dos santos nunes
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - São Borja

Reumo

O presente estudo foi concebido com o propósito de apresentar uma solução criativa e inovadora para transformar a cidade. Um dos aspectos da cidade que foi estudo refere-se a gestão do lixo, seu caráter sustentável e com potencial sensibilizador à comunidade residente em São Borja, município do interior do Rio Grande do Sul, acerca da problemática do descarte inadequado de detritos nas vias urbanas.
No desenvolvimento desse artigo foi constatado o problema de pesquisa: qual a proposta criativa e inovadora para resolver o acúmulo de lixo no meio urbano de São Borja, RS? Portanto, os objetivos que justificam esse estudo são o desenvolvimento de uma alternativa sustentável e gratuita para a população que será capaz de promover uma comunidade mais limpa e ecologicamente consciente.
Este artigo fundamentou-se em obras literárias, tais como Alves (2016) em relação à Sustentabilidade, De Masi (2001) abordando a criatividade e a inovação, e Romero Marta (2007) discutindo a relevância dos ambientes urbanos sustentáveis, entre outras fontes, a fim de embasar teoricamente e estatisticamente suas conclusões sobre a problemática do lixo.
A metodologia adotada neste estudo foi revisão bibliográfica, reuniões de brainstorming, estudo do filme Lixo Extraordinário, observação direta quanto a situação da cidade em relação ao tratamento do Lixo, parecer de especialista sobre a proposta criada. Esta abordagem metodológica tem como objetivo embasar as conclusões deste estudo em uma ampla gama de fontes acadêmicas e teóricas, proporcionando, assim, uma base sólida para as análises e argumentos apresentados.
Sob essa ótica, foi concebido o aplicativo "Re(ciclo)” que incorpora diversas funcionalidades, incluindo cadastro de perfil, mapa de locais de descarte e seus horários, QR code, uma seção dedicada ao cálculo de pontos, informações sobre práticas sustentáveis, um canal de central para denúncias e esclarecimento de dúvidas. Essas funcionalidades têm o propósito de auxiliar a comunidade na correta gestão de resíduos, por meio de um sistema de pontuação e coleta de dados respaldados pela Prefeitura Municipal de São Borja.
Em síntese, este artigo busca demonstrar como os conhecimentos da área da comunicação social, particularmente publicidade e propaganda, associados a outras áreas de conhecimento, podem contribuir na promoção da sustentabilidade ambiental e no impulsionamento de cidades inteligentes. O surgimento da ideia que deu origem a este projeto reflete a demanda latente por soluções que amparem e auxiliem nas questões ambientais nas pequenas cidades. A urgência de enfrentar os problemas ambientais é inegável, e essa iniciativa surge como uma resposta a essa necessidade.
ALVES, Ricardo Ribeiro . SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Paco Editorial, v. 1, 2016. DE MASI, Domenico. O Ócio Criativo. Editora Sextante, 2001. ROMERO, Marta Adriana Bustos. A Frentes do Urbano para a Construção de indicadores de Sustentabilidade. Paranoá. Brasília, 2007. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10522/9264.