Resumo

Título do Artigo

FERRAMENTAS DE GESTÃO VOLTADAS AO PLANEJAMENTO EM UMA EMPRESA FAMILIAR: UM ESTUDO TEÓRICO E EMPÍRICO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Contabilidade. Controles gerenciais. Planejamento.
Accounting. Management controls. Planning.

Área

Contabilidade e Finanças

Tema

Controladoria e Controle Gerencial

Autores

Nome
1 - Ana Paula de Azevedo Dal Pozzolo
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
2 - Eviany Maidana da Silva
3 - Cristiano Sausen Soares
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

As organizações familiares necessitam de ferramentas e práticas gerencias que apoiem a tomada de decisão, visando a sua longevidade operacional, sendo uma temática abordada por diversos autores.
Dessa forma, apresenta-se a questão: Como ferramentas de gestão voltadas ao planejamento, sugeridas na literatura, são adotadas em uma empresa familiar? Para tanto, o estudo tem por objetivo geral identificar as ferramentas de gestão voltadas ao planejamento sugeridas em uma fragmento da literatura e sua adoção em uma empresa familiar.
As ferramentas gerenciais estão diretamente atreladas ao planejamento da empresa, uma vez que este delineia quais riscos ela está disposta a correr e quais podem ser minimizados. Quando almejam o aperfeiçoamento de seus processos, as organizações possuem o subsídio das ferramentas de gestão, as quais podem influenciar significativamente no desempenho, elevando os indicadores de produtividade, competitividade, retorno de investimentos e, consequentemente, expandindo seu negócio (RODRIGUES; LEMES, 2009).
Foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, com procedimentos bibliográficos e de levantamento. A partir disso, desenvolveu-se um roteiro de questões semiestruturadas para entrevistas com gestores do caso estudado, sendo escolhida uma empresa família por acessibilidade e conveniência, contanto com a participação voluntária de três gestores, procedendo-se a análise de conteúdo.
Os resultados evidenciam as seguintes categorias de análise: Gestão; Planejamento; Empresa familiar (continuidade e sucessão); Razões para a adoção de ferramentas de gestão; Conflito empresa e família; Sistemas de controles gerenciais e contábeis; Avaliação de desempenho e, Ferramentas de gestão voltadas ao planejamento em uso na Empresa X.
Conclui-se que as ferramentas identificadas possibilitam a consolidação das empresas familiares no mercado, quando atreladas ao planejamento e em consonância aos seus objetivos, desde que subsidiem informações capazes de sustentar a tomada de decisão.
ALMEIDA, J. S. C.; OLIVEIRA, S. S. Planejamento estratégico em empresas de pequeno porte estudo em uma empresa de medicina laboratorial em Serrinha-Ba. Revista Gestão & Comercial Sustentabilidade, v. 2, n. 1, p. 38-56, jun. 2020. SANTOS, S. P.; SOUZA, R. F.; MACEDO, L. R. A relevância do fluxo de caixa para a gestão em uma empresa familiar. Revista Scientia, v. 6, n. 1, p. 183-203, jan./abr. 2021. TREVISAN, L. V.; FIALHO, C. B.; CORONEL, D. A. Proposta de implantação da ferramenta Balanced Scorecard em uma empresa de pequeno porte. Revista Brasileira de Administração científica, v.9, n.2, 2018