Resumo

Título do Artigo

POLÍTICAS PÚBLICAS E EMPREENDEDORISMO FEMININO: INSIGTHS DOS ÚLTIMOS 5 ANOS NA WEB OF SCIENCE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empreendedorismo, Políticas Públicas e INovação
Entrepreneurship, Public Policies and Innovation

Área

Inovação

Tema

Temas Emergentes em Inovação

Autores

Nome
1 - Luciana Aparecida Barbieri da Rosa
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Gávea
2 - Maria Carolina Martins Rodrigues
CIEO - Universidade do Algarve - investigadora
3 - Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG - Escola de Negócios
4 - Josélia Fontenele Batista
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia IFRO - Campus Porto Velho Calama
5 - Izabel Cristina da Silva
Secretaria Municipal de Educação - Porto Velho

Reumo

A importância do empreendedorismo tem crescido nos últimos anos, quer ao nível do desenvolvimento econômico e social, quer pela necessidade de desenvolver ambientes sociais mais empreendedores. No entanto, esse panorama aquisitou no século XXI como novos olhares da mulher e sua relação com o empreendedorismo, apoderando-se no âmbito dos negócios e contribuindo para a economia brasileira e mundial (BUARIDE et al, 2022).
Diante do exposto, emerge o objetivo do estudo: analisar o estado da arte que discute em que medida as Políticas Públicas são um fator potencial para acelerar e implementar empreendedorismo feminino. Além disso, terá como objetivos específicos: a. Qual é a evolução do número de publicações, por ano, no domínio da investigação? b. Que países, instituições, fontes, áreas de investigação e autores são mais proeminentes no atual campo de investigação?
DISTINTOS OLHARES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O EMPREENDEDORISMO FEMININO Os estudos sobre políticas públicas são cada vez mais cruciais para a melhoria do funcionamento do país e para a qualidade de vida em social. Outro conceito é a capacidade e a vontade de transformar ideias em negócios, organizando e desenvolvendo novos empreendimentos, aceitando todos os riscos do empreendimento e tendo como recompensa o lucro (NAKAO et al, 2018; ALBUQUERQUE, OLIVEIRA, SANTOS, 2021).
Além da bibliometria, utilizou-se o VOSviewer que é um software para construção e visualização de redes bibliométricas baseada na tecnologia de visualização de semelhanças (VOS), que agrupa conhecimentos fragmentados de diferentes áreas de acordo com a sua semelhança (MASHARI et al., 2023; VAN ECK, & WALTMAN, 2014).
Destaca-se o país Espanha com o maior número de artigos vinculados aos seus autores, e gerou 59 citações, seguido da Inglaterra, Estados Unidos e, França, análise corroborada na rede de países, onde a Espanha, devido ao tamanho do nó da rede, parece desempenhar um papel central na conexão dos demais nós da rede. Os autores com maior número de artigos científicos publicados são: Henry, C. com o maior número de documentos (4), seguido de Al-Dajani, H. e Foss, L. com 3 artigos publicados cada.
Nesta conjuntura, estudos futuros podem ser realizados a fim de ampliar a discussão sobre o empreendedorismo feminino e como ele se manifesta não só no mundo dos negócios, mas também em outros campos, onde buscou-se demonstrar o crescimento e domínio das mulheres no empreendedorismo, ao mesmo tempo em que enfatiza como as mulheres estão conquistando seu próprio espaço. As limitações do estudo foi a utilização apenas da base de dados a Web of Science. Para estudos futuros, sugere-se ampliar as bases de pesquisa sobre os temas sobre Políticas publicas e empreendedorismo feminino, visto que vem
AGENDA 2030 (Brasil). Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. [S. l.], 2021. Disponível em:http://www.agenda2030.org.br/ods/5/. Acesso em: 29 mar. 2023. ALBUQUERQUE, L. C. D. de; OLIVEIRA, R. C. de; SANTOS, R. M. N. dos. Mapeamento das Políticas Públicas de Empreendedorismo da Prefeitura de Manaus. Cadernos de Prospecção, [S. l.], v. 14, n. 4, p. 1035–1049, 2021. DOI: 10.9771/cp.v14i4.44322. ALMEIDA, T. L. V. A implementação de políticas públicas voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo feminino em Fortaleza: uma análise do projeto mulher empreendedora, primeira edição. 2019